Agreste Central divulga demandas em Conferência do PDTP
A conferência do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP) para os municípios do Agreste Central foi realizada nesta terça-feira, 24. O evento ocorreu em Itabaiana e também contemplou os municípios: Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Macambira, Malhador e pela própria Itabaiana.
Os pontos analisados e votados em plenárias pelos delegados representantes de cada cidade foram relacionados aos temas Educação; Saúde; Assistência Social; Segurança; Agropecuária; Administração Pública; Habitação; Cultura, Esporte e Lazer; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infra-estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental. No tema Agropecuária, por exemplo, foram eleitas como prioridades a ampliação da reforma agrária, a reativação da agroindústria e ações na área de recursos hídricos e irrigação voltadas à agricultura familiar.
O grupo responsável pela temática Educação definiu que deve haver um investimento em um pólo de qualificação e formação continuada dos profissionais da área, além de acesso ao ensino regular noturno, a fim de diminuir os índices de analfabetismo. O grupo solicita, ainda, uma escola agrotécnica e um pólo do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
Entre as prioridades eleitas na área de Saúde estão a regularização regional do Samu, apoio técnico-financeiro aos hospitais de pequeno porte, ampliação do hospital regional e implantação de UTI neonatal e adulta. Já a área da Habitação elegeu como principais demandas a erradicação de casas de taipa e a construção de casas para famílias de baixa renda.
Quanto a Segurança Pública, as solicitações principais foram a criação de um centro integrado com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de uma cadeia territorial destinada a presos provisórios, sob a administração da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Próximas conferências
A próxima conferência territorial, que será realizada no dia 27, abrange os municípios do Baixo São Francisco. O evento, que acontece em Propriá, terá representantes de Muribeca, Japoatã, Neópolis, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Pacatuba, Brejo Grande, Canhoba, Amparo do São Francisco, Telha, Cedro de São João, Malhada dos Bois e São Francisco.
No sábado, 28, acontece a última conferência territorial do Planejamento de Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP). A iniciativa, que ocorrerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) da capital sergipana, acolhe as demandas das cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Agreste Central divulga demandas em Conferência do PDTP – Foto: Lúcio Telles/Planejamento