[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Diariamente os agentes de trânsito executam seu trabalho na capital, garantindo que pedestres e motoristas transitem pelas ruas e avenidas de Aracaju com segurança. Quem passa pela avenida Tancredo Neves, na Zona Sul da cidade, pode observar a presença de um guarda de trânsito nas imediações da EMEI Julio Prado Vasconcelos, situada no bairro São Conrado. O grande fluxo de carros e pedestres na região exige a presença fixa de um agente durante todo o dia nas proximidades da escola. Somente na avenida Tancredo Neves, a SMTT mantém dois guardas trabalhando das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Segundo o agente de trânsito da SMTT, S. Júnior, o movimento na Tancredo Neves é intenso, e a presença de um agente naquele local é imprescindível. “Até às 8h30 o trânsito na Tancredo fica bem congestionado, depois o movimento cai e aí o fluxo aumenta no horário de 11h às 14h e no período entre as 17h e 18h também. Carros, ônibus, motos, bicicletas e pedestres se misturam na avenida e todo cuidado é pouco”, ressalta Júnior, acrescentando que, nos horários de pico, se não tivesse um agente no local, as crianças teriam dificuldades de chegar e sair da escola.

“Alguns motoristas reclamam, outros até param antes mesmo de serem solicitados. Nesse serviço a gente acaba fazendo uma grande amizade com os moradores locais que utilizam a faixa de pedestre todos os dias. O carinho da população e principalmente das crianças nos motiva a exercer a profissão que muitas vezes é atribulada pela própria falta de hábito dos cidadãos que deixam de respeitar as leis de trânsito, não só os motoristas, mas muitos pedestres arriscam a vida também por não utilizar a faixa”, declara o agente da SMTT.

Para Ângela de Oliveira Silva, moradora do bairro São Conrado, a presença do agente de trânsito na frente da EMEI Julio Prado Vasconcelos garante a segurança de quem passa pela avenida. “Nesse local que o agente fica, a travessia de pedestres é grande por causa da escola, do comércio e do ponto de ônibus. Muitas vezes os pais não podem trazer os filhos, e as crianças passam por aqui sozinhas. Se não fosse o guarda de trânsito, nós, pais, ficaríamos muito mais preocupados. Me sinto muito mais tranqüila por saber que as minhas crianças podem contar com o agente de trânsito para chegarem bem na escola”, comenta Ângela.

Hoje, o agente de trânsito se tornou um amigo dos pedestres e o grande educador dos motoristas, que na maioria das vezes não respeitam a faixa. Quando os motoristas percebem a presença de um agente na rua, imediatamente mudam suas ações no trânsito, respeitando a sinalização. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), nesses últimos cinco anos, vem trabalhando com campanhas educativas para o trânsito. Aos poucos os transeuntes vêm colocando em prática.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.