[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Agentes de saúde que atuam na Unidade Niceu Dantas, no povoado Mosqueiro, deram início a um trabalho social que pode salvar vidas dentro da comunidade. De casa em casa, eles irão levar aos moradores do bairro informações sobre o combate à anemia através da alimentação alternativa. Na sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia promovido na Unidade mais uma palestra da campanha de combate à anemia, sempre com a intenção de levar aos usuários a conscientização sobre o problema que afeta boa parte da população.

A anemia ocorre na maioria das vezes por falta de ferro e deixa as pessoas mais propensas às infecções, podendo causar sonolência, moleza e cansaço. O projeto criado por estagiárias de Assistência Social da Unidade está sendo realizado desde o dia 22 de março com oficinas e palestras visando suprir a carência nutricional. Além disso, tenta inserir na rotina diária das famílias, alimentos alternativos de alto teor nutritivo, com o intuito de prevenir a anemia.

As palestras foram dadas por integrantes da US, como também por convidados que, segundo a coordenadora do projeto, a assistente Social Érica Machado da Silva, se empenharam para amenizar um pouco aquela comunidade. As palestrantes convidadas na sexta-feira foram as médicas Carla Vanessa Monteiro e Maria Luisa de Sousa, além do acadêmico do curso de Biomedicina da Unit, Juliano Andrade.

O povoado Mosqueiro, segundo informações da própria coordenadora, apresenta grandes índices da doença com sintomas já detectados em crianças e adultos. A comunidade no início apresentou uma certa barreira, uma certa restrição e desconfiança com os profissionais, mas agora, segundo Érica, todos estão engajados e lutando para vencer este mal.

Na oportunidade foi demonstrado o correto uso dos alimentos, bem como o esclarecimento da sua importância. Os alimentos indicados para o combate à doença são na sua grande maioria aqueles que muitas vezes são desprezados para consumo, como a casca de frutas, pó de folhas verdes, feijão amassado, verduras, rapadura, semente, jenipapo, dentre outros.

A população, mesmo tendo resistido até certo ponto, compareceu em grande número à palestra e constatou que realmente o combate à anemia com alimentos alternativos surte efeito. Os usuários também puderam constatar que os profissionais da Unidade de Saúde Niceu Dantas têm um comprometimento com a comunidade e viram que as suas propostas são ótimas para a saúde de todos.

Segundo a dona de casa Dilma Barros da Costa, usuária da US e mãe de três filhos que estão de fora das pessoas anêmicas da região devido ao trabalho do posto, com a chegada da nova assistente Social o trabalho de combate à anemia começou a ter seu efeito esperado. “A comunidade tem muitas crianças, é uma comunidade carente, principalmente na questão financeira. Por isso a ajuda que elas puderam dar neste sentido, vai ser benéfica porque existem muitas crianças doentes” afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.