Agentes de endemias vão às ruas mobilizar população contra dengue
Na manhã deste sábado, 19, 130 agentes de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tomaram as ruas do centro de Aracaju para mobilizar a população contra a dengue. A iniciativa contou com o apoio da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE).
O ‘exército’ da SES saiu da Praça General Valadão, onde um trio de forró pé-de-serra dava ritmo à mobilização. Eles passaram em cada um dos estabelecimentos comerciais no trajeto até o mercado municipal. Já dentro do mercado, os comerciantes que trabalhavam e as pessoas que faziam compras receberam panfletos de alerta sobre a doença.
O comerciante José Américo considerou a iniciativa importante para a conscientização da sociedade quanto à disseminação da doença. “Essa equipe formada pela Secretaria de Estado da Saúde não só conscientiza, como também mostra à população e aos turistas que o governo é atuante nas questões de saúde pública”, disse Américo.
Segundo a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, o objetivo da ação é mobilizar a população no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. “Apesar da doença estar controlada em nosso estado, temos que manter a população sempre alerta para evitá-la”, afirmou Mônica Sampaio.
Também presente à mobilização, a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, afirmou ter escolhido um dia estratégico. “Sábado é geralmente um dia em que o centro de Aracaju está cheio. Por isso, a realização desse evento hoje. A ideia é atingir um maior número de pessoas”, justificou.
Para Petrônio Gomes, presidente da Somese, a entidade não pode ficar de fora de qualquer assunto referente à saúde pública. “Qualquer campanha do Governo do Estado, como as que estão voltadas para o álcool, o crack e a própria dengue, vamos apoiar. Os 1.500 médicos ligados à Somese também são multiplicadores dessas iniciativas”, ressaltou.
A presidente do Coren-SE, Irene Ferreira, afirmou também estar mobilizando a classe para o combate à dengue. “Os profissionais de enfermagem já são bastante sensíveis às questões de saúde pública, por isso estamos reforçando com e-mails e notas no site do conselho, para que todos possam aderir à campanha”, informou.
Municípios
De acordo com Sidney Sá, esse tipo de mobilização não ficará restrita à capital. Diversos municípios aderiram à iniciativa e informaram à SES que vão realizar seus dias “D da Dengue”. No início da semana, o Núcleo de Endemias recebeu a confirmação de Lagarto, Simão Dias, Moita Bonita, Campo do Brito, Pinhão, Ribeirópolis, Itabaiana, Carira, Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Japoatã, Neópolis, Propriá e Nossa Senhora de Lourdes.
Até a última sexta-feira, 18, mais nove municípios se manifestaram: Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos, Macambira, Malhador, São Miguel do Aleixo, Pirambu, Nossa Senhora das Dores e Carmópolis. “Essa participação das secretarias municipais de Saúde é muito importante, pois o combate à dengue é uma luta conjunta e sem a colaboração de todos fica difícil vencê-la”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Agentes de endemias vão às ruas mobilizar população contra dengue – Fotos: Márcio Garcez/SES