[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã deste sábado, 19, 130 agentes de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tomaram as ruas do centro de Aracaju para mobilizar a população contra a dengue. A iniciativa contou com o apoio da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SE).

O ‘exército’ da SES saiu da Praça General Valadão, onde um trio de forró pé-de-serra dava ritmo à mobilização. Eles passaram em cada um dos estabelecimentos comerciais no trajeto até o mercado municipal. Já dentro do mercado, os comerciantes que trabalhavam e as pessoas que faziam compras receberam panfletos de alerta sobre a doença.

O comerciante José Américo considerou a iniciativa importante para a conscientização da sociedade quanto à disseminação da doença.  “Essa equipe formada pela Secretaria de Estado da Saúde não só conscientiza, como também mostra à população e aos turistas que o governo é atuante nas questões de saúde pública”, disse Américo.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, o objetivo da ação é mobilizar a população no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. “Apesar da doença estar controlada em nosso estado, temos que manter a população sempre alerta para evitá-la”, afirmou Mônica Sampaio.

Também presente à mobilização, a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, afirmou ter escolhido um dia estratégico. “Sábado é geralmente um dia em que o centro de Aracaju está cheio. Por isso, a realização desse evento hoje. A ideia é atingir um maior número de pessoas”, justificou.

Para Petrônio Gomes, presidente da Somese, a entidade não pode ficar de fora de qualquer assunto referente à saúde pública. “Qualquer campanha do Governo do Estado, como as que estão voltadas para o álcool, o crack e a própria dengue, vamos apoiar. Os 1.500 médicos ligados à Somese também são multiplicadores dessas iniciativas”, ressaltou.

A presidente do Coren-SE, Irene Ferreira, afirmou também estar mobilizando a classe para o combate à dengue. “Os profissionais de enfermagem já são bastante sensíveis às questões de saúde pública, por isso estamos reforçando com e-mails e notas no site do conselho, para que todos possam aderir à campanha”, informou.

Municípios

De acordo com Sidney Sá, esse tipo de mobilização não ficará restrita à capital. Diversos municípios aderiram à iniciativa e informaram à SES que vão realizar seus dias “D da Dengue”. No início da semana, o Núcleo de Endemias recebeu a confirmação de Lagarto, Simão Dias, Moita Bonita, Campo do Brito, Pinhão, Ribeirópolis, Itabaiana, Carira, Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Japoatã, Neópolis, Propriá e Nossa Senhora de Lourdes.

Até a última sexta-feira, 18, mais nove municípios se manifestaram: Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, São Domingos, Macambira, Malhador, São Miguel do Aleixo, Pirambu, Nossa Senhora das Dores e Carmópolis. “Essa participação das secretarias municipais de Saúde é muito importante, pois o combate à dengue é uma luta conjunta e sem a colaboração de todos fica difícil vencê-la”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.