[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Restaurante Popular Padre Pedro, mantido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento (Seides), acrescentou em sua programação nesta terça-feira, 16, em alusão ao Dia Mundial de Alimentação, atividades como aferição de pressão arterial e orientação nutricional.

“No Restaurante Popular Padre Pedro já oferecemos alimentos de qualidade para a sociedade, mas é muito importante garantir que essa alimentação seja mantida em suas residências, na medida da condição de cada um. Por isso é fundamental alertarmos a população sobre como vários alimentos podem ser reaproveitados. Nem todos têm a noção de como aproveitar cascas de frutas e verduras, por exemplo”, explicou a secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva.

De acordo com a nutricionista da Seides, Jamile Costa, através de parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), uma equipe de estagiários do curso de Nutrição foi convidada repassar orientações nutricionais e a medir a pressão arterial dos usuários do restaurante. “Além disso, a equipe faz alguns questionamentos para saber os hábitos alimentares dos usuários do restaurante”.

A professora de Nutrição da Unit, Beatriz Bueno, coordenou a equipe e ressaltou a importância de iniciativas como a do Estado em realizar a semana Mundial de Alimentação. “O restaurante Padre Pedro fornece alimentação balanceada diariamente à população. É preciso saber se esses hábitos são mantidos durante as refeições que fazem fora daqui, por isso aplicamos o questionário e já orientamos as pessoas. Felizmente as respostas têm sido satisfatórias”.

Na fila para medir a pressão arterial, o aposentado Pedro Santos, de 70 anos, disse estar muito atento a sua alimentação em todas as ocasiões. “Apesar da minha idade avançada, tenho uma vida bem agitada, conserto telhado, subo escada. Devo tudo isso a minha alimentação saudável. Ainda preciso tomar um remedinho para pressão todo dia às 10h. Nada é prefeito. Mas estou aí, firme e forte”, brinca.

Para João Batista da Conceição, de 84 anos, a boa alimentação é um dos principais fatores para a longevidade. “Estou com essa idade e pretendo vivem muito mais, se Deus permitir. Me alimento bem, gosto de folha, fruta, verdura. Se todo jovem bem soubesse, teria uma ótima alimentação”.

O Restaurante

O Restaurante Popular Padre Pedro é mantido pela Seides e oferece cerca de 1.200 refeições diárias (de segunda a sexta) ao preço de R$ 1,00, atendendo, sobretudo, às pessoas em vulnerabilidade social, além de trabalhadores formais e informais da região.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.