[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Palestras, paródias e uma variedade de apresentações culturais marcaram a I Feira Ambiental realizada pelos adolescentes inseridos no Programa Agente Jovem da Prefeitura de Aracaju. A feira, que teve início na quarta-feira, dia 3, será encerrada hoje, dia 5, com uma caminhada ambiental, que sairá da sede do Centro Integrado Berenice Campos, a partir das 14h, e percorrerá as principais ruas do Porto Dantas.

A Feira Ambiental naquele bairro é uma realização de um grupo de crianças e adolescentes assistidos pelo Programa Agente Jovem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). “O Projeto Agente Jovem é um programa de grande importância para o desenvolvimento de potencialidades de nossos jovens”, observa a vereadora Conceição Vieira, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania. “Além de descobrir estes espaços é necessário resgatar valores da solidariedade, do cooperativismo e neste programa, que desenvolvemos com a parceria do
Governo Federal, há uma peculiaridade própria do município de Aracaju, que dá aos jovens a oportunidade de operacionalizar um trabalho voltado para o meio ambiente”.

São 35 adolescentes incluídos no projeto que divulgam através de peças teatrais, fantoches, coreografias, paródias, além da exposição de materiais recicláveis e plantas medicinais a problemática do lixo. Eles realizaram uma pesquisa de opinião pública na comunidade e detectaram que o lixo é um dos maiores problemas daquela região, conseqüência da falta de conscientização dos próprios moradores que ainda insistem em jogar lixo nas ruas.

Para Cristiano dos Santos, a feira tem como principal objetivo transmitir informações. “Nós podemos passar para a comunidade o que aprendemos no Projeto Agente Jovem e, dessa forma, contribuímos para a melhoria da comunidade e da sua qualidade de vida”, observou.

As crianças e adolescentes presentes observaram atentamente todos os detalhes daquela exposição. Cibele Bispo dos Santos, 10, ficou encantada. “Aprendi muita coisa sobre como cuidar do meio ambiente e adorei participar dessa feira”, afirmou.

Frank Soares Santos acredita que a feira serve de alerta para a comunidade. “Muita gente não sabe da importância de se preservar o meio ambiente. Essa feira serve de incentivo para que as pessoas se preocupem com esse problema”, alertou Frank. Também observando todas as informações estava Amanda Ramos, 17. “Essa feira é de grande importância, pois esclarece para a comunidade a maneira de como conservar o meio ambiente e ainda ensina a reciclar”, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.