[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os adolescentes participantes e egressos do Programa Jovem Aprendiz têm muito o que comemorar com a aprovação no vestibular em Aracaju. Com o apoio que receberam dos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), durante o período em que participaram do Jovem Aprendiz, eles obtiveram uma nova perspectiva de futuro com a passagem para a universidade.

O Programa Jovem Aprendiz, executado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo Federal, tem alcançado excelentes resultados na inclusão social de adolescentes que estavam à margem deste processo. O programa tem como objetivo encaminhar o jovem ao mercado de trabalho por meio de estágios em empresas e órgãos públicos, proporcionando a estes adolescentes uma experiência profissional.

Letícia Santos, 18 anos, aprovada na Universidade Federal de Sergipe no curso de Estatística, não esconde a emoção. “Para mim esta foi uma grande realização. O Projeto me incentivou a estudar e isso me estimulou a fazer o vestibular”, confessa, animada, a adolescente. “Agora meu sonho é estudar muito para me estabilizar e trabalhar na área”, complementa.

De acordo com a coordenadora do Programa, Valéria Feitosa Andrade, o Jovem Aprendiz acompanha o desenvolvimento dos adolescentes. “Nós temos acompanhado o desempenho dos jovens na escola, além de realizarmos, periodicamente, oficinas sócio-educativas e ressaltamos a importância da escolaridade para a qualificação profissional”, destaca a coordenadora, sem esconder a satisfação com os resultados alcançados pelos adolescentes.

Além de obter sucesso no vestibular, muitos jovens conseguem sair do Programa com emprego garantido na empresa onde estagiam. Janderson de Oliveira Paulo, 17 anos, conseguiu dupla aprovação nos concursos vestibulares. Ele foi aprovado na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) graças ao excelente resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também conseguiu boa colocação no vestibular da Universidade Federal de Sergipe, ficando como excedente, em quarta colocação no curso de Zootecnia.

Ele não esconde a alegria, informando, com satisfação, que o programa contribuiu muito para seu desempenho nos vestibulares que prestou. “O Programa nos estimula a estudar, pois avalia o nosso desempenho e nos dá a oportunidade de adquirir experiência profissional”, revela. “Eu estou muito feliz. Realmente não esperava ter me saído tão bem. Meu resultado foi além das minhas expectativas”, confessa o mais novo calouro universitário. “A classificação na Federal foi outra surpresa, pois a concorrência do curso era alta”, comenta, surpreso, o universitário que já faz novos planos para o futuro, acrescentando que agora pretende se preparar ao máximo para o mercado de trabalho.

“Fiquei muito surpresa. É como se tivesse recebido um prêmio”, declarou, emocionada, Thaís de Oliveira,18 anos, aprovada na Faculdade de Sergipe (Fase) no curso de Turismo. “O estágio que o Programa Jovem Aprendiz me proporcionou foi uma excelente experiência porque todos os dias eu aprendia uma coisa nova e agora me sinto mais confiante e preparada para o mercado de trabalho”, afirma Thaís, ao avaliar o quanto o Programa modificou sua vida. Thaís planeja agora continuar estudando para se formar e tornar-se uma profissional qualificada para o mercado do trabalho.

Outro adolescente aprovado no concurso vestibular foi Bruno dos Santos Almeida, 18, que já está cursando na Universidade Tiradentes (Unit) o curso de Gestão Pública. “Sinto uma enorme alegria por ter sido aprovado. Estou também muito agradecido ao Projeto da Semasc porque ele estimula a gente a estudar. Nós só podemos continuar no Jovem Aprendiz se estivermos estudando e indo bem na escola”, revela o estudante, entusiasmado com a universidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.