Adolescentes do CEO visitam estação da Deso no Dia Mundial da Água
No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, os adolescentes do Centro de Estudos e Observações (CEO), unidade de acolhimento da Fundação Renascer, foram conhecer um pouco do trabalho desenvolvido na estação de tratamento de águas Poxim, da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, onde 3.500m³ de água são tratados por hora para abastecer Aracaju e a região metropolitana.
Além de se informarem sobre dados quantitativos, os meninos receberam mensagens sobre a importância do uso racional desse bem natural vital para o ser humano. Depois de assistir uma animação, que tratou das primeiras informações sobre como a água poluída se transforma em água tratada, os visitantes ouviram as explicações do químico da Deso, Manoel Machado, que também tirou dúvidas e os acompanhou até os tanques de tratamento.
Segundo o químico somente Aracaju e região circunvizinha consomem 12 milhões de litros de água por hora, sendo que cerca de 70% desse abastecimento vem do Rio São Francisco. Os outros rios que fornecem a água são Poxim e Pitanga. “O triste disso é que mais de 50% da água potável disponível é desperdiçada. Água é um bem cada vez mais escasso. Vemos muitas notícias de pessoas que sofrem pela falta de água, então temos que preparar os jovens para que no futuro não sintam as consequências”, ressaltou Machado, chamando a atenção para o consumo de cada um em casa.
Para os meninos, conhecer aquele espaço foi uma grande novidade. “Não tinha idéia que era assim, foi bom ver de um lado a água suja e do outro ela ficando limpa”, disse um dos jovens. “Foi legal a visita e poder ver a água sendo tratada, gostei de conhecer a estação”, completou um outro garoto, de 13 anos.
Além da estação Poxim, a Deso possui outras três: Cabrita, João Ednaldo e Oviêdo Teixeira. A atividade foi pensada pela educadora Nágila Gama e prevê também, junto com a equipe do CEO, aulas e exibição de vídeo sobre a água. “Nosso objetivo é que eles saibam como é o processo até a água chegar a nós. Vale ressaltar que o pessoal da Deso foi super receptivo e nos respondeu prontamente para essa visita”, informou a educadora. Os adolescentes foram acompanhados também por instrutores da unidade e ao final do passeio ainda tiveram um lanche.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Adolescentes do CEO visitam estação da Deso no Dia Mundial da Água –