Adolescentes do Cenam festejam Dia dos Pais
A comemoração do Dia dos Pais do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), unidade socioeducativa da Fundação Renascer, foi marcada pela emoção. A festa aconteceu no sábado, dia 11, na quadra poliesportiva do local, e reuniu pais e filhos que acompanharam as pregações da irmã Edna Teles, da Igreja Verbo da Vida, e da cantora gospel Marleane Lago, da Primeira Igreja Batista de Aracaju (Piba). Entre gestos de carinho, abraços e lágrimas eles festejaram a data. A presidente da Fundação, Antônia Menezes, e os diretores Operacional, Rivaldo Sobral, e da Unidade, Wigner Quintela, participaram do evento.
A cantora gospel Marleane Lago, que também é assistente social, disse ter ficado surpresa com o que encontrou no Cenam, pois tinha outra imagem do centro. “O que presenciei aqui é o oposto do que ouvi falar. Chegaram a me dar conselhos para não vir. Hoje saio com outra visão e com o desejo de voltar outras vezes”. Pensamento similar tem a irmã Edna Teles. “Ouvi pela imprensa que jovens ficavam trancados dobrando papel sem nenhuma utilidade. Agora sei que isso não é verdade. Os papéis se transformam em peças artesanais belíssimas. O que presenciei serviu para desmistificar o que a mídia ofereceu de negativo”, concluiu Edna Teles.
A comemoração reuniu mais de 60 visitantes e contou com a participação de 37 socioeducandos. No evento, os filhos puderam presentear os pais e entregar cartões confeccionados na sala de aula. “Pai, você é um herói para mim”, disse um dos adolescentes. A cada mensagem lida aumentava a emoção e poucos conseguiam conter as lágrimas. A mãe de um dos socioeducandos disse que, apesar da tristeza de não ter o filho na sua companhia em casa, estava tranquila por saber que há uma esperança para que ele mude de vida. “Oro todos os dias e tenho fé em Deus que meu filho vai ter uma vida nova quando sair daqui”, deseja.
A presidente da Fundação Renascer, Antônia Menezes, lembrou que a presença da família é muito importante na formação dos adolescentes, especialmente daqueles que estão em conflito com a Lei. “Mais de 60 visitantes vieram para a festa, sendo um número significativo de pais. Isso revela para a equipe técnica e para os gestores que a família está se fazendo presente na vida dos filhos”, apontou. Ela acrescentou que, na maioria dos casos, quando o adolescente comete um ato infracional, os pais, diferentes das mães, afastam-se dos filhos, mas esta realidade já está mudando. “É uma alegria ver um número grande de pais em uma data festiva como esta”, destacou.
Para a coordenadora pedagógica Clara Arlinda, a confraternização é mais uma oportunidade de estreitar os laços entre os adolescentes e as famílias. “Esse é um momento de sensibilizar os familiares sobre a importância deles no processo de socialização, mostrando qual é o seu papel e responsabilidade, na tentativa de criar e absorver valores que façam a diferença no comportamento do adolescente durante o cumprimento da medida e depois de sair da unidade”, ressaltou a pedagoga.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Adolescentes do Cenam festejam Dia dos Pais – Fotos: Ascom/Renascer