Adolescentes da Renascer participam do Forró Xamego Especial
Oito garotos do Centro Educacional de Menores Eronildes Carvalho (CEMEC) tiveram uma tarde mais que especial nesta quarta-feira, 13, no dia de Santo Antônio. Os meninos, assistidos pelo abrigo da Fundação Renascer que cuida dos portadores de necessidades especiais, participaram da quarta edição do Forró Xamego Especial, festa direcionada a este público, que aconteceu no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. O Barracão Cultural Lampião & Maria Bonita ficou lotado, com apresentação de quadrilhas, jogos e brincadeiras juninas.
O evento é organizado pela Coordenação de Lazer do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DEF-SEED) e sempre supera as expectativas, como explica a chefe de Divisão de Educação Especial do DEF, Virgínia Andrade Leão, membro da comissão organizadora. "No primeiro ano, nós esperávamos 400 inscritos e tivemos 600. No segundo ano, tivemos 900, no terceiro, mil, e este ano foram 1.400 inscritos. E o balanço da festa a gente tem no sorriso estampado no rosto de cada participante", disse Virgínia.
Segundo Virgínia, o objetivo é proporcionar que os portadores de necessidades especiais desfrutem dos eventos culturais do Estado, além de criar o intercâmbio de experiências entre as instituições participantes. "É uma grande oportunidade de trocar informações, pois participam organizações governamentais e não governamentais, associações de pais, projetos sociais e assistenciais", explicou.
Nadja Guimarães, professora de Educação Física do CEMEC, disse que eventos deste tipo propiciam a integração e a socialização dos portadores de necessidades especiais. "É incrível como eles ficam felizes ao saber que terão uma atividade fora do abrigo, integrado com a sociedade. O evento é aparentemente simples, mas, para eles, tem uma importância enorme", disse Nadja.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Adolescentes da Renascer participam do Forró Xamego Especial – Foto: Edinah Mary/Seides