[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A doação de sangue é um gesto de solidariedade e responsabilidade social que pode ser exercitado por toda a população. Nesta terça-feira, 10, um grupo de jovens do programa Adolescente Aprendiz colocou em prática o exercício da cidadania ao contribuir com o estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade que integra a rede do serviço de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
 
Carlos Júnior Alves Correia, 16 anos, foi um dos vinte jovens que compareceram ao Hemose. “Quando a professora apresentou essa proposta para a turma, aceitamos. No meu caso, pedi aos meus pais a autorização para poder doar. Estou feliz em ajudar o próximo. Acho que todos devem fazem sua parte”, disse.
 
Natália dos Santos, 18 anos, também contribuiu com o serviço. Ela contou que esta foi sua primeira experiência com doação de sangue. “Já tinha ouvido falar da importância do sangue para as pessoas que estão nos hospitais doentes precisando de transfusão”, afirmou ao informar que pretende se tornar uma doadora regular.
 
Como parte das atividades, os jovens participaram de um hemotur, que é uma visita aos setores que compõem o ciclo do sangue, a exemplo da pré-triagem, sala de coleta e laboratórios onde são realizados os testes sorológicos e produção dos componentes. Na ocasião, eles foram acompanhados pela enfermeira Cristina Mares, que percorreu os laboratórios prestando informações. “São iniciativas como esta que divulga e sensibiliza as pessoas para a necessidade da doação de sangue”, enfatizou.
 
A ação faz parte do projeto social de conclusão do curso de Aprendizagem, Comércio e Serviço, realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade localizada na cidade serrana de Itabaiana. De acordo com a professora Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, para a efetivação da doação, os alunos assistiram palestras e vídeos sobre a doação de sangue.
 
“Em uma semana, eles participaram de diversas atividades preparatórias em sala de aula para a doação. Entramos em contato com o serviço social do Hemose que disponibilizou o material informativo com as recomendações para o dia da doação”, ressaltou a professora no momento da doação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.