Adema coloca adesivos na Orla informando que praias estão impróprias para banho
Não deixando de executar o seu papel de órgão que prima pela qualidade de vida da população, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) iniciou nesta quarta-feira, 5, a colocação de adesivos de identificação que informam sobre a condição da balneabilidade para todas as praias de Aracaju, que, temporariamente, de acordo com coleta e análise da Gerência de Monitoramento da Adema (Geama), estão impróprias para banho.
Conforme análise laboratorial do órgão, feita semanalmente, foi conferido um percentual de coliforme fecal muito acima do estabelecido pela resolução 274 do Conama, a qual considera tolerável apenas a quantidade de 1.000 Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por 100 ml de água.
Advertência
A ideia de reforçar a informação para a população foi uma medida cautelar do órgão. Para esse fim, além das placas que o órgão já usava corriqueiramente pra avisar à população, cerca de 50 adesivos de alerta foram produzidos e já colocados nos bares e restaurantes das praias.
De acordo com o presidente da Adema, Genival Nunes, o órgão trabalha com 24 pontos fixos para acompanhamento da balneabilidade nas praias de Aracaju. “Os fiscais da Adema tiveram que recolocar algumas placas que foram roubadas, substituiu algumas que estavam danificadas pelo tempo e ainda fixou em alguns bares (situados próximos aos pontos de balneabilidade) adesivos indicativos da condição de banho”, explicou, enfatizando a necessidade da iniciativa.
A Adema disponibiliza semanalmente em seu site (www.adema.se.gov.br) a condição da balneabilidade nas praias de Aracaju, dos municípios e ainda dos lagos da Orla de Atalaia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Adema coloca adesivos na Orla informando que praias estão impróprias para banho – Foto: Arthur Soares/Semarh