Acolhidos da Fundação Renascer festejam o Dia das Crianças
A magia do circo contagiou os acolhidos da Casa Abrigo Sorriso, Centro de Estudos e Observações (CEO), Abrigo Izabel Abreu e Centro Educacional de Menores Eronildes de Carvalho (Semec), unidades protetivas da Fundação Renascer, durante a comemoração do dia das crianças. A festa aconteceu na última sexta-feira, dia 14, na sede da instituição, no Médice, em Aracaju, onde foi montado um circo.
A abertura foi realizada por volta das 8 horas, quando um trenzinho animado trouxe as crianças, na faixa etária de 2 a 6 anos, do Abrigo Sorriso. Recebidos com bandinha de música, eles retribuíram com bolinhas de sabão. Depois se divertiram na cama elástica, pula-pula e piscina de bolinha instalados na quadra de esporte.
O campo de futebol se tornou um grande picadeiro. Palhaços, malabarista e trapezistas fizeram a alegria da garotada, dos familiares e dos funcionários da Fundação, que também participaram da comemoração. Antes do evento, durante todo o mês de setembro, foram realizadas oficinas com instrutores voluntários de perna de pau e malabares.
Ao som da música ‘O Circo’, adolescentes do CEO e do abrigo Izabel Abreu encantaram os presentes e mostraram o que aprenderam nas oficinas na coreografia ‘Piruetas’, número que também foi apresentado na última quarta-feira, na Orla de Atalaia, durante o ‘Dia de Todas as Crianças’. Todos, crianças, funcionários vestidos de palhaços e convidados, entraram no clima e, por algumas horas, voltaram à infância.
“Esse dia foi a realização de um sonho. Todos que se envolveram na organização se dedicaram, se empenharam para que tudo acontecesse dentro do planejado e hoje estamos vendo essa festa linda para as nossas crianças e adolescentes”, disse a professora Nágila Gama.
Acolhimento
A presidente da Fundação, Antônia Menezes, lembrou que os acolhidos chegam às unidades protetivas privados de cuidados e de carinho por conta da desestruturação das famílias. “É uma alegria poder proporcionar na Fundação o que eles deveriam vivenciar em casa”, ressaltou. Ainda pela manhã a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Maria Luci, esteve na festa, apadrinhando uma das crianças.
Recebida com parabéns por seu aniversário, ela também representou a secretária de Estado de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, que enviou o seu presente. “Gostaria de retribuir toda essa alegria. Não tem presente melhor que hoje poder olhar nos olhos das crianças e dos funcionários em um dia de alegria. Sou privilegiada por poder estar aqui hoje comemorando o meu aniversário junto com a festa das crianças”, disse.
Brinquedos e presentes
O ponto alto da festa aconteceu no final da tarde, com a entrega dos presentes aos acolhidos que foram apadrinhados por funcionários e autoridades convidadas. Ninguém ficou sem presente, graças aos ‘Padrinhos Mágicos’ voluntários. Teve criança pra lá de privilegiada como o pequeno de 5 anos do Abrigo Sorriso. “Eu ganhei três”, disse sorridente e mostrando os dedinhos como quem já sabe fazer contas.
A procuradora de Justiça aposentada Isabel Abreu lembrou que as crianças e os adolescentes precisam de mais apoio e valorização para que possam sonhar e realizar os seus sonhos. “O que tem de ser promovido são medidas preventivas para que elas não cheguem a se delinquir”.
Ela, que foi uma das ‘madrinhas mágicas’, destacou a importância da sociedade se integrar no processo de ressocialização e reinserção. “Sinto-me honrada, pois empresto meu nome ao abrigo Izabel Abreu e sou madrinha não só de uma, mas de todas as adolescentes da unidade”.
Dentre as autoridades que participaram do apadrinhamento mágico estão a juíza da 16ª Vara Cível Rosa Geane, a promotora de justiça do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência (Naia) Miriam Tereza, o juiz Gaspar Feitosa, a superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Danival Falcão.
A chefe de gabinete e a assessora da Seides, Ivaneide Nascimento e Joyce Peixoto, além de membros do Conselho Administrativo da Fundação também entregaram seus presentes. A juíza coordenadora da Infância e Adolescente do TJ, Vânia Barros, foi representada por Rafaela Soares da Silva no apadrinhamento. Além disso, a festa foi apoiada também por alguns fornecedores da Fundação Renascer e pela fábrica Estrela, que doou 40 brinquedos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Acolhidos da Fundação Renascer festejam o Dia das Crianças –