Ações em prol das MPEs sergipanas voltam a ser discutidas durante reunião do Fórum Regional
As atividades dos Comitês Temáticos do Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foram retomadas nesta quinta-feira, 17, durante reunião na Junta Comercial de Sergipe (Jucese). Presidido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), o fórum tem o papel de formular e acompanhar a implantação das políticas governamentais de apoio e fomento a esse segmento no Estado. Na pauta da sétima reunião do grupo e primeira deste ano, temas relacionados aos comitês ‘Investimento e Financiamento’ e ‘Compras Governamentais e Uso do Poder de Compra’.
O encontro foi coordenado por Márcio Monteiro, da Secretaria Técnica do Fórum Regional da Micro e Pequena Empresa que apresentou alguns informes sobre os encaminhamentos dos comitês temáticos e divulgou o cronograma de reuniões previstas para o primeiro semestre deste ano. “Estamos retomando as atividades após esse primeiro ano de atuação do fórum, que enfrentou algumas dificuldades, atrasando o andamento das ações, mas que é referência para os demais Estados do país, inclusive na política de compras governamentais”, destacou Márcio que integra o Departamento Técnico da Sedetec.
Para falar durante a reunião do comitê Investimento e Financiamento foi convidado o gerente de negócios do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Andrade que destacou a linha de crédito criada pela instituição especificamente para atender o microempreendedor individual (MEI). “O banco tem um tratamento diferenciado para as MPEs, com as menores taxas do mercado e dispensa de projeto para créditos de até R$ 200 mil”, disse o gerente, citando alguns exemplos.
A gerente de suprimentos da Norcon, Aurora Caldas e o gerente de Tecnologia da Informação, Adler Ismerin, foram os responsáveis pela apresentação sobre o portal de compras da empresa, tema do comitê temático ‘Compras Governamentais e Uso do Poder de Compra’. “No portal desenvolvido pela Norcon é possível haver uma agilidade na troca de informações via internet, buscando objetividade com o fornecedor e possibilitando que ele próprio gerencie suas compras”, destacou Aurora.
Fórum
Criado através do decreto nº. 25.502/2008, para cuidar dos aspectos não tributários relativos ao tratamento diferenciado e favorecido dispensado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Fórum Regional das MPEs formula e acompanha a implantação das políticas governamentais de apoio e fomento a esse segmento em Sergipe.
Além disso, o fórum, que é composto por 43 entidades, visa assegurar os benefícios previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e o tratamento diferenciado e favorecido às MPEs nos aspectos não tributários. Integram o fórum os seguintes comitês: Desoneração e Desburocratização; Comércio Exterior; Tecnologia e Inovação; Investimento e Financiamento; Rede de Disseminação, Informação e Capacitação; Compras Governamentais; e Meio Ambiente.
- Ações em prol das MPEs sergipanas voltam a ser discutidas durante reunião do Fórum Regional – Fotos: Alejandro Zambrana/Sedetec