[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os participantes do II Fórum de Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos, organizado pelo Sebrae e pela Petrobras e aberto na quarta-feira, 14, puderam conhecer as propostas e políticas delineadas pelo Governo do Estado ligadas diretamente à cadeia de petróleo e gás de Sergipe. Representando o governador Marcelo Déda, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, destacou as iniciativas da administração durante a solenidade e no período da tarde, como participante, de um painel de oportunidades que reuniu representantes das instituições envolvidas no processo.

O fórum promovido pelo Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp) termina nesta quinta-feira, 15, no Espaço Emes. Durante sua apresentação, Jorge Santana falou sobre a proposta do governo em implantar Complexos Empresariais Integrados associados aos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT’s) nos oito territórios sergipanos.

"Esses complexos empresariais são uma versão atualizada dos distritos industriais existentes no Estado e deverão funcionar associados às ações dos Arranjos Produtivos Locais, em um modelo de gestão onde o condomínio será gerido pela iniciativa privada", disse o secretário, ao explicar a função dos CVT’s. "São unidades de ensino profissionalizante e centros de serviços tecnológicos voltados à transformação de conhecimentos para a melhoria dos processos produtivos, com toda estrutura necessária, e direcionados à vocação de cada região", afirmou.

Ao destacar a nova política industrial anunciada pelo Governo Federal no início da semana, o secretário ressaltou o entendimento do Governo Federal para a cadeia produtiva de Petróleo e Gás como um dos setores prioritários.

"A política batizada de Desenvolvimento Produtivo dedica um programa específico para essa cadeia e foi recebida com grande expectativa pelos agentes econômicos", disse ele, ao observar a preocupação do governo do Estado em alinhar os interesses das instituições envolvidas no setor, para fazer com que a cadeia produtiva se estenda e promova cada vez mais a inclusão pela renda.

Ao falar sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), Jorge Santana destacou que no decorrer deste ano será implantada em Sergipe a primeira dessas áreas especialmente delimitadas para a instalação de indústrias, cuja produção está voltada para a exportação de seus produtos.

"Nossa intenção é que essa primeira ZPE sergipana tenha como especialidade indústrias da cadeia de suprimento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás", disse o secretário, que recentemente voltou de Houston, no Texas (EUA), onde participou de um dos maiores eventos mundiais da indústria do petróleo, a Offshore Technology Conference (OTC).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.