Ações do Banese têm desempenho positivo em 2011
As ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) do Banco do Estado de Sergipe (Banese) tiveram, em 2011, variação positiva de 80,00% e 66,38%, respectivamente, contra a variação negativa de -14,58% do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) no mesmo período. A alta, de acordo com a gerente da Área de Mercado e Relações com Investidores (Armer) do Banese, Soraia Vieira, deve-se ao crescimento consistente dos resultados do Banco e ao bom pagamento de dividendos.
Conforme o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o Banco tem buscado aperfeiçoar a sua governança corporativa, adotando como linhas mestras a transparência e a equidade de informações. “A governança da Diretoria e dos nossos Conselhos Fiscal e de Administração direcionam as atividades do Banese para constante melhoria de performance nos seus resultados”, ressaltou Saumíneo.
Em geral, de acordo com a Lei das S/As, existem diferenças entre as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN). Os proprietários de ações ordinárias (ON) têm direito a voto no estatuto da empresa, mas recebem dividendos 10% menores do que os pagos às ações preferenciais (PN). Já os proprietários das ações preferenciais não têm direito a voto, mas detêm prioridade na participação dos resultados da empresa. Na distribuição de dividendos, os proprietários de ações preferenciais recebem o percentual fixo primeiro que os detentores de ações ordinárias.
- Ações do Banese têm desempenho positivo em 2011 – Imagem: Divulgação