[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Neste segundo dia da VI Semana da Qualidade de Vida, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Rede Qualivida, as ações foram realizadas na Escola Estadual 15 de Outubro e no Complexo Administrativo da Seed. Os alunos, professores e servidores da unidade escolar puderam contar com ações dos programas Cidadania e Paz nas Escolas e Rede Qualivida, durante as quais tiveram a oportunidade de obterem mais informações e esclarecimentos sobre a promoção da paz. Após as palestras, os alunos assistiram no pátio da escola a apresentação do grupo de chorinho “Os Tabaréus”, que fazem parte do projeto Sescanção.

O coordenador do Qualivida, Sílvio Oliveira, explicou que a unidade de ensino entrou na programação porque trata-se de uma escola que necessita de algumas atividades relativas à cultura da paz. “Vamos falar com os alunos e professores sobre como lidar com a violência e como proceder em situações que envolvem emergência. O nosso objetivo é, através dos alunos, promover a cultura de paz, e através dos servidores, trazer mais qualidade de vida para o trabalho”, disse.

O evento começou com uma palestra do professor de Educação Física, André Moraes, que estimou os estudantes a fazerem movimentos de relaxamento. Houve também momentos de dinâmica e exercícios de respiração com os alunos.

Logo em seguida os estudantes foram separados em quatro grupos em salas de aula, onde técnicos do Programa Cidadania e Paz nas Escolas conversaram com eles sobre a Cultura da Paz. Em outra sala, a psicóloga da Rede Qualivida, Elenrose Paesante, conversou com professores e equipe diretiva, com o objetivo de dividir e compartilhar as angústias do dia a dia e como resolvê-las.

A coordenadora do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, Maria Angélica da Silva Costa Santos, destacou a importância de levar a cultura da paz aos alunos e professores. “Se a gente trabalhar a cidadania, eles vão entender que terão qualidade de vida, e assim terão também atitudes e práticas não violentas. A mudança tem que vir de dentro para fora, por isso eles precisam se conhecer, para exercitarem a cidadania, terem mais qualidade de vida e implantarem uma cultura de paz”, afirmou.

Cultura da paz

Alunos e professores que assistiram às palestras destacaram a importância de estarem recebendo orientações e informações sobre a cultura da paz. Foi o caso de Alexandre da Silva, que estuda no 9º ano. Para ele, tudo o que aprendeu seguirá por toda a vida. “Com essas palestras nós aprendemos mais, passamos a ter mais foco nos estudos e nos incentiva a atingir os nossos objetivos. É muito interessante para a gente. Tenho certeza que vamos levar esses conhecimentos para o resto da vida”, afirmou.

Já a aluna Keity Vitória Santos Oliveira, do 6º ano, destacou que as informações passadas pelos técnicos do Cidadania e Paz ensinaram como deve ser o comportamento ideal no ambiente escolar. “Muito bom, acho que essas palestras nos ajudam a aprender sobre como devemos nos comportar com os nossos colegas e com todos da escola”, disse.

A sua colega, Suiane Pereira dos Santos, disse que “essas oficinas são importantes para os alunos saberem a importância de estarem bem com eles mesmos”. A professora de Educação Física, Flávia Fernandes Dias Andrade, disse ter se sentido aliviada ao participar do debate com a psicóloga. “Funciona como um momento motivacional para nós professores. Só o fato de ter uma psicóloga para nos orientar e ouvir os nossos desabafos e angústias do dia a dia, isso proporciona a gente a continuar os nossos trabalhos da melhor forma possível”, explicou.

O aluno Emerson de Oliveira Santos, que também participou da oficina sobre a cultura de paz, destacou que “o que aprendemos hoje melhora a autoestima dos estudantes e nos incentiva a vir para escola e querer estudar mais. Nos anima bastante”. A sua colega, Ana Carla Conceição dos Santos, que estuda no 8º ano, ressaltou a necessidade de disseminar tudo o que ela presenciou neste evento. “Acho que a gente aqui aprendeu muito e vamos poder passar isso para os outros, sobre o que é a paz e a cidadania”, disse.

Oficinas

Já na sede da secretaria foram realizadas as oficinas ‘Pare de Fumar. Sabe como?’ e ‘Doar é qualidade de vida. Essa corrente precisa de você’. Na oportunidade, ações voltadas para o projeto Ambiente Livre de Cigarro foram desenvolvidas através pela representante da Secretaria Estadual de Saúde, através do Programa de Antitabagismo, Lívia Ângela Silva, a nutricionista do Departamento da Secretaria de Educação, Rita de Cássia Dantas, e o educador físico da Seed, Mathias Batista. Além disso, foi apresentado o Projeto da Rede Qualivida Pare de Fumar caminhando ou correndo.

Ato de amor

A palestra Doar é Qualidade de Vida- Essa corrente é precisa de você, contou com a participação de representantes do Hemose, no sentido de sensibilizar os servidores da Seed quanto à importância da doação de sangue.

Rosa Maria Silva, servidora da Seed, que já se beneficiou com a doação de sangue, define a doação como um ato de amor ao próximo. A servidora Rita de Cássia Dantas já doou sangue, e destacou: “Ultimamente não tenho doado, mas acredito que essa palestra seja importante para reforçar as informações e, principalmente, apoiar esta ação tão valiosa para o próximo. Afinal, a gente não sabe se vai precisar de sangue um dia”, frisou.

Programação

Nesta quinta-feira, 24, a tradicional Feira da Qualidade de Vida acontecerá no estacionamento principal do Complexo Administrativo e Pedagógico, com uma vasta programação. Atividades como teste rápido de sífilis, teste de acuidade auditiva, teste de pressão ocular, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, além de consultas oftalmológicas serão oferecidos por empresas parceiras aos servidores da rede estadual de ensino.Também haverá a entrega do troféu Servidor Destaque, ano base 2012, shows do projeto Sescanção e a feira de produtos confeccionados pelos servidores.

Semana

A Semana da Qualidade de Vida é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Rede Qualivida, que ter por objetivo proporcionar hábitos saudáveis para os funcionários e trazer mais qualidade de vida para o trabalho e valorizar os servidores da rede estadual de ensino. As aços estão sendo realizado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e na Escola Estadual 15 de Outubro.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.