[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesses dois anos de administração, a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito –, vem mantendo em execução o Projeto Cidadania no Trânsito. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a responsabilidade para que tenhamos um trânsito seguro, humano e responsável, o projeto se desenvolveu com palestras nas escolas, associações de moradores, sindicatos, igrejas, maçonaria e clubes de serviços, além de campanhas publicitárias no rádio, jornais, televisão e revistas.
Nas escolas, além de palestras e distribuição de material educativo sobre o tema, cerca de oito mil estudantes do ensino fundamental em Aracaju participaram de um concurso para escolha do nome do personagem que compunha a logomarca da campanha, escolhida entre 90 trabalhos apresentados a SMTT por profissionais da publicidade.
O vencedor foi o “Faixinha”, que a partir daquele momento entrava na campanha. Quatro caminhadas pela Cidadania no trânsito foram realizadas, sendo a última organizada por estudantes secundaristas.
Paralelamente ao projeto a SMTT deu ênfase ao transporte cidadão. A frota foi renovada, linhas foram reformuladas com itinerários que beneficiaram a população. Os ônibus passaram a circular abrangendo um maior número de ruas e bairros e obedecendo a tabelas e quadros de horários pré-estabelecidos. A sinalização da cidade foi revitalizada. Novos conjuntos semafóricos foram implantados em pontos estratégicos e de maior movimento enquanto uma manutenção geral foi feita nos demais para oferecer uma maior segurança a motoristas e pedestres.
Mais de seis mil placas educativas, sinalizadoras, indicativas foram confeccionadas na fábrica de placas da SMTT e implantadas por toda a cidade. 800 faixas de pedestres foram pintadas e a Campanha “Eu Respeito a Faixa”, que chegou em reforço ao projeto, mobilizou agentes e a própria comunidade para a responsabilidade que cada um deve ter na vivência diária no trânsito. Um grupo de teatro levou a mensagem da cidadania no trânsito a faixa de pedestre, no centro da cidade e nas portas das escolas.
O trabalho de conscientização de crianças, jovens e adultos sobre a legislação de trânsito desenvolvido pelo Centro Educacional de Trânsito Governador Seixas Dória também mereceu destaque. Durante esses dois anos de administração mais de 20 mil pessoas visitaram o Centro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.