[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade às atividades da 10ª Semana Nacional de Museus, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC) e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em Sergipe,  ocorreu na tarde da última quinta-feira, 17, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, importantes debates para a construção de novos conhecimentos acerca do mundo dos museus. 

Além dos debates, a tarde foi marcada pelo lançamento da cartilha “O Museu da Arte Sacra de Laranjeiras e a Potencialidade do seu uso Educativo” e do blog do Museu Histórico de Sergipe (MHS), além da apresentação do grupo Tetraccorde.

A cartilha que tem como público-alvo os professores de todo estado, principalmente os da rede de ensino da cidade de Laranjeiras, é um projeto da Secult com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Essa cartilha é destinada aos professores, pois muitas vezes eles têm a iniciativa de levar os alunos ao museu, conhecem o acervo, mas não têm noção do todo, ou seja, a construção, os detalhes arquitetônicos. Por isso pensamos neste material, afinal, nós só preservamos aquilo que conhecemos”, explicou a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, que é uma das responsáveis pelo projeto.

A museóloga e professora da Universidade Federal de Sergipe, Verônica Nunes, é uma das autoras da cartilha e participou da mesa redonda que aconteceu na quinta-feira na biblioteca. Ela afirma que os autores do material foram convidados por Sayonara para escrever um texto que falasse sobre o prédio onde se encontra o Museu de Arte Sacra.

“Com este material, nós temos concretamente algo para que a população da cidade tenha conhecimento do passado daquela casa, afinal, ela hoje abriga um dos mais importantes acervos da cultura sergipana. Espero que este material alcance as escolas e que, sobretudo, os professores leiam e possam inserir os seus conteúdos nas suas aulas e fazer uso da cartilha na escola”, ressaltou a professora.

10ª Semana Nacional de Museus

Em sua décima edição, a Semana Nacional de Museus encerra sua programação nesta sexta-feira, 18. Mas para quem participou do evento, fica um gostinho de quero mais. A estudante de museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Roseli Fernandes, explica o porquê.

“É sempre muito proveitoso qualquer evento de museologia, até por que é uma área relativamente nova aqui em Sergipe, então é um espaço onde nós podemos debater, conhecer as instituições do estado, e ficar por dentro do que acontece referente a museologia em Sergipe e no Brasil”, comentou.

Ingrid Batista, também estudante de museologia e aluna da professora Verônica Nunes, explica que o mais interessante da Semana é a oportunidade de interação entre os estudantes, os gestores das instituições e a administração. “A oportunidade de expandir discussões que geralmente ficam dentro da faculdade ou nos gabinetes é sempre muito proveitosa”, completou.

Quem ainda não participou da atividade da Semana dos Museus em Sergipe ainda pode participar. A programação encerra na tarde de hoje, mas a sexta-feira está repleta de atividades culturais de qualidade e gratuitamente. Haverá exibição de filmes no forródromo da Rua São João, palestra no Museu da Gente Sergipana com o superintendente do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sartini e um maravilhoso encontro da classe museal no Palácio Museu Olímpio Campos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.