Ações articuladas vão unir secretarias de Educação e a UFS
A secretária-adjunta da Educação do Estado, Hortência Pereira, recebeu nesta sexta-feira, 5, as técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), Donizeth Aparecida Telles Nogueira e Emília Fernandes. Elas estiveram em Aracaju para ministrar a capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), vinculado ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal e da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O curso, que começou no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) na última segunda-feira, 1º de outubro, reuniu cerca de 200 educadores entre secretários municipais e técnicos de 49 municípios que já manifestaram adesão ao "Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação", instituído pelo Ministério da Educação, através do Decreto 6.094/07. Os trabalhos terminaram nesta sexta-feira, na cidade de Indiaroba.
Durante cinco dias, os técnicos se debruçaram sobre a importância de implementar ações articuladas que melhorarem a qualidade do ensino no Estado. No documento ‘Todos pela Educação’, o Governo Federal determina a união de forças e esforços de todas as instâncias que desenvolvem atividades educacionais, para implementar ações em regime de colaboração e parceria. A meta é elevar os índices de Desenvolvimento da Educação Básica.
O evento capacitou técnicos das secretarias estadual e municipais de Educação e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para a aplicação dos instrumentos disponibilizados aos municípios e ao Estado pelo PAR. Após três dias de atividades na capital, debatendo sobre as diretrizes do PDE e do PAR, as equipes seguiram para Japaratuba e Indiaroba, onde ocorreu uma orientação para elaboração do PAR nesses dois municípios.
Eixos temáticos
A professora Donizeth Aparecida Telles Nogueira, do FNDE/MEC, destacou que a capacitação foi estruturada em dois pontos. O primeiro um diagnóstico realizado a partir de um trabalho desenvolvido em campo. E o segundo a elaboração do PAR.
"Esse trabalho está sendo direcionado a partir de quatro eixos temáticos: gestão educacional, formação de professores, práticas e recursos pedagógicos e infra-estrutura. Pretendemos eliminar os pontos de estrangulamento da escola, fazendo surgir melhorias da qualidade da educação básica, com uma ação sistêmica das políticas de educação, integrada por meio de um regime de colaboração entre estados e municípios e o Plano Nacional da Educação", explicou Donizeth.
Encaminhamentos
Durante a reunião entre a secretária Hortência Pereira e as técnicas do MEC, alguns encaminhamentos foram pontuados. O primeiro é que a partir dessa capacitação a SEED, em parceria com a UFS e as secretarias municipais, irá apresentar uma proposta de ação para sanar os principais problemas vigentes nas unidades de ensino.
Outro ponto foi a definição de um convênio a ser firmado entre o MEC, a SEED e a UFS. Também ficou decidido sobre a necessidade de formação de uma equipe central da SEED, para coordenação e elaboração da proposta de trabalho. Outra ação que ocorrerá, será uma capacitação sobre o Levantamento da Situação da Escola (LSE), com o superintendente de Padrões Mínimos do FNDE/MEC, Jorge Luiz de Oliveira Carvalho, e técnicos da SEED.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]