[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde a terça-feira, dia 5, várias equipes de assistentes sociais e educadores ligados à SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, estão nas ruas de Aracaju colocando em prática a campanha de combate à mendicância e ao trabalho infanto-juvenil. Além de distribuir milhares de panfletos entre os motoristas e cidadãos que transitam pelos pontos visitados, diariamente as equipes cadastram os menores em situação de rua com o objetivo de encaminha-los aos diversos programas sociais mantidos pela Prefeitura de Aracaju.
“Crianças e adolescentes nas esquinas pedindo esmola, vendendo ou limpando pára-brisas não é um problema apenas de nossa cidade. Mas em Aracaju, esse problema tem se agravado e por isso precisamos contar com a colaboração da sociedade para que a campanha tenha sucesso”, assegura a secretária Municipal de Assistência Social, Conceição Vasconcelos.
Com o slogan “Rua não é lugar de criança”, a campanha é uma ação coordenada pela Prefeitura de Aracaju, através de suas secretarias e órgãos municipais, articulada com o Juizado da Criança e da Juventude, o Ministério Público, o SOS Criança, os Conselhos Tutelares, o Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, a OAB, ONG´s e a Polícia Militar.

A AÇÃO
As equipes estão percorrendo pontos estratégicos na cidade, durante todo o dia, abordando os pais, responsáveis ou as crianças e adolescentes em situação de mendicância ou trabalho infantil. “A abordagem será sempre efetuada por educadores sociais. Buscaremos cadastrar as crianças e adolescentes para localizar suas famílias e encaminhá-las para a rede de serviços de Aracaju”, diz a secretária Conceição Vasconcelos.
Os programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC, são os seguintes:
– Contra a exploração de trabalho infantil – atende 1550 crianças de 7 a 14 anos
– Capacitação para agentes de cidadania – atende 122 adolescentes de 15 a 17 anos
– Formação para o trabalho – atende 178 jovens de 16 a 18 anos incompletos
– Acompanhamento de casos de violência sexual e maus tratos – atende 130 crianças e adolescentes
– Abrigo para vítimas de abandono, maus tratos e oriundos das ruas – atende 294 crianças e adolescentes
– Creches – atende 3705 crianças de 0 a 6 anos.
No total, são atendidas 6684 pessoas, entre crianças e adolescentes. Além desses programas, a Prefeitura de Aracaju mantém a Casa de Passagem, um local apto para receber 30 crianças e adolescentes para uma assistência psico-social de encaminhamento aos demais programas. Lá, de acordo com a secretária, as crianças poderão se alimentar, brincar, praticar atividades lúdicas, culturais e práticas de higiene, como banho e escovação de dentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.