Academia da Cidade desenvolve projeto com os profissionais da USF Celso Daniel
A aplicação desse questionário será feita através de alguns integrantes do Projeto Academia da Cidade. O coordenador do Projeto, Valter Filho, e o professor avaliador, Anderson de Freitas, estiveram hoje na unidade, localizada no bairro Santa Maria, para apresentar o material. Nos dias 17 e 19 eles retornarão para auxiliar os funcionários nas respostas. “Algumas questões podem gerar dúvidas na hora de respondê-las, então o ideal é que estejamos presentes para orientar os profissionais”, explicou Anderson.
Após a aplicação desse questionário, serão oferecidas aulas de relaxamento com a professora de Yoga do Projeto Academia da Cidade. Dos 60 funcionários da USF Celso Daniel, cerca de 40 já confirmaram a participação nessas aulas, que vão acontecer duas vezes por semana. “Para não comprometer o fluxo de atendimento, essas pessoas serão divididas em turmas”, acrescentou Valter Filho.
Segundo ele, a atividade durará um mês, sendo que depois desse período os profissionais se submeterão novamente às perguntas do questionário. “Nós vamos aplicá-lo em todos os funcionários, mesmo naqueles que não participaram das aulas de Yoga”. O objetivo é medir o impacto de atividades como essa entre eles e constatar se esse tipo de intervenção é válido nas unidades de saúde.
Para a gerente interina da USF Celso Daniel, Maria José Santana, a iniciativa pode contribuir bastante para o desenvolvimento do trabalho e qualidade de vida do profissional, tendo em vista as situações de estresse. “Nós trabalhamos numa unidade que atende uma grande demanda, e isso, muitas vezes, acaba deixando o profissional cansado e estressado”, afirmou, completando que acredita na proposta da Coordenação de Saúde do Adulto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Academia da Cidade desenvolve projeto com os profissionais da USF Celso Daniel – Foto: Ascom/SMS