Abrindo Espaços oferece oficinas para estudantes
A cidade de Pirambu participa do Abrindo Espaços, projeto da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), chancelado pela Unesco. O projeto acontece em diversas escolas do Estado, envolvendo toda a comunidade, de crianças a idosos, desenvolvendo uma série de oficinas de arte, cultura, lazer. E numa cidade onde o forte é a natureza, atividades ao ar livre fazem parte da programação. É o caso da oficina de surfe.
O surfista e músico Givaldo dos Santos está com uma das maiores turmas no Colégio Estadual José Amaral Lemos. Apesar de a primeira parte da oficina de surfe ter sido teórica e em sala de aula, a turma não desanimou. "Eles viram que esta parte é importante. Conversamos um pouco sobre a história do surfe, conhecemos o equipamento e as orientações de segurança", explicou Givaldo.
O oficineiro disse ainda que, mesmo na praia, ainda terão aulas teóricas e treinos na areia. "Só depois de treinar alguns movimentos na areia é que eles vão para a água. É preciso que eles tenham uma noção do que fazer para evitar riscos ou acidentes", disse. Givaldo explicou que acrescentou conteúdo sobre meio ambiente. "Como é um esporte que lida diretamente com a natureza, precisamos aprender a respeitá-la", acrescentou.
Quem também passou pouco tempo dentro de uma sala foi o pessoal da oficina de pintura em tela. O artista plástico José Raimundo Torres levou a turma para desenhar a igreja da cidade. "É uma forma de eles começarem a ter uma noção dos traços, dimensão, cores e me permite perceber o grau de desenvolvimento de cada um", explicou Raimundo. Ele disse que essa percepção é necessária antes de levar para a tela. "Alguns alunos já vão passar para a pintura em tela diretamente. Outros ainda precisarão desenvolver um pouco o talento", disse.
Alternativa
Para a coordenadora comunitária do Abrindo Espaços em Pirambu, Maria Augusta Barbosa dos Anjos, o programa é uma oportunidade de lazer e atividades diversas. "O projeto chega numa boa hora, oferecendo alternativas de atividades e conhecimentos para tirar os jovens das ruas", disse Augusta.
As oficinas oferecidas são violão, hip-hop e dança, surfe, capoeira, vôlei, pintura em tela e em tecido, música e coral, percussão, futebol. Já estão previstas oficinas de teatro, doces e salgados, informática, Inglês e Espanhol. "Como Pirambu é uma cidade turística, vamos oferecer oficinas de conversação em Inglês e Espanhol para que possamos orientar os turistas. Tanto que as aulas acontecerão nos pontos turísticos da cidade", explicou Augusta.
Quem está aproveitando bem o Abrindo Espaços é a estudante Cleciana Conceição Santos, de 10 anos. Ela é aluna da 3ª série da Escola Municipal Mário Trindade Cruz. "Se eu não estivesse aqui, estaria na praia ou vendo televisão. Aqui é mais legal", disse.
Confira as escolas que fazem parte do Abrindo Espaços
– Colégio Estadual Arabela Ribeiro
Rua Domingos Alves Ribeiro, 4310 – Bonfim (Estância)
– Escola Estadual José Conrado de Araújo
Avenida Josias Carvalho, 1 – Centro (Salgado)
– Colégio Estadual José Amaral Lemos
Rua Givaldo Moura da Silva, 70 – Centro (Pirambu)
– Colégio Estadual Governador Albano Franco
Rua José da Costa Santos, 136 – Centro (Riachuelo)
– Escola Estadual Francisco Leite
Praça Getúlio Vargas, s/nº (Riachuelo)
– Escola Estadual Dom Juvêncio de Brito
Rua Delfina Fernandes Santos – Centro (Canindé do São Francisco)
– Escola Estadual Francisco Souza Porto
Rua Argentina, 619 – América
– Escola Estadual Embaixador Bilac Pinto
Rua Nestor Sampaio, s/nº – Castelo Branco
– Escola Estadual 8 de Julho
Rua Cel. Américo Batalha, s/nº – Castelo Branco
– Colégio Estadual Ministro Marco Maciel
Avenida Visconde de Maracaju, s/n° – 18 do Forte
– Escola Estadual Coelho Neto
Rua Danyel Menezes, 171 – Santa Maria
– Escola Estadual Maria do Carmo Alves
Avenida Caçula Barreto, 551 – Farolândia
– Escola Estadual José de Alencar Cardoso
Rua 0, s/nº – Assis Chateaubriand
– Escola Estadual Paulino Nascimento
Rodovia dos Náufragos, 7658 – Mosqueiro
- Abrindo Espaços oferece oficinas para estudantes – Foto: Edinah Mary/Seides