Abertura dos Jogos da Primavera emociona alunos atletas que participarão das competições
“É uma festa linda. Estou ansioso para fazer parte desta história, levando o meu colégio a conseguir muitas medalhas de ouro na modalidade de judô. Realmente estou emocionado”, disse Alisson Bispo dos Santos, aluno do Colégio Estadual Dom Luciano. Ele deu uma pausa na entrevista para prestar atenção ao juramento dos atletas, feito pela aluna Mariana Santos, da Escola Estadual 24 de Outubro. Em seguida, a atleta e árbitra de ginástica rítmica Larissa Barata fez o juramento dos árbitros que vão participar dos XXVIII Jogos da Primavera. A abertura do maior evento esportivo estudantil de Sergipe ocorreu no final da tarde da última quinta-feira,11, no Ginásio Constâncio Vieira, e foi acompanhada pelo vice-governador Jackson Barreto, que representou o governador Marcelo Déda.
A beleza das ginastas, o talento dos craques de handebol da seleção brasileira e egípcia, a empolgação dos alunos atletas da rede pública estadual e privada e as homenagens que foram prestadas pelas Confederações Brasileiras de Handebol e Ginástica Rítmica a ex-atletas e dirigentes marcaram a abertura dos Jogos da Primavera 2011/Olimpíadas Escolares. O maior evento estudantil de Sergipe conta com a participação de 212 escolas das redes pública e privada em 15 modalidades esportivas, com um total de 4.838 alunos competindo até o dia 21 de agosto.
“A organização da festa está perfeita. Fico feliz em participar de um evento que reúne alunos das redes pública e privada. Espero que o Governo do Estado continue incentivando o esporte amador para que novos atletas surjam no cenário nacional”, disse Larissa Barata. Para ela, o aluno tem que acreditar sempre na realização dos sonhos. “Todos podem conseguir; basta acreditar na capacidade de superação dos seus próprios limites”, disse.
Daniela Sampaio, do Atheneu Sergipense, estava feliz em participar da abertura dos Jogos da Primavera. “Para a festa ser completa, agora só falta a minha escola ser a campeã”, disse a aluna.
Incentivo do Governo
A aluna Magali Santos, do Colégio Estadual Rodrigues Dória, disse que está preparada para conquistar uma medalha de ouro do judô. “Estou bastante confiante”, revelou. A exemplo de muitos alunos, ela elogiou a organização do evento. “A festa está perfeita. Fico orgulhosa em saber que nós estudantes da escola pública somos reconhecidos e valorizados pelo governo”, completou.
A estudante Driely também estava feliz em participar da abertura dos Jogos da Primavera/2011. “O mais importante em qualquer evento esportivo é participar. O ganhar é uma consequência. Quantos jovens aqui não alimentam o sonho de participar de uma seleção brasileira, por exemplo. E isso pode acontecer, sim. É uma honra fazer parte desta linda festa dos sergipanos”, disse a atleta da seleção brasileira.
“Estou muito feliz em participar deste evento esportivo. É muito importante o incentivo que o Governo do Estado vem dando para despertar o interesse dos jovens pelo esporte. Realmente todos estão de parabéns”, disse Letícia, atleta da seleção brasileira de ginástica rítmica.
Handebol
Um dos momentos mais esperados da noite foi a partida de handebol entre as seleções brasileira e egípcia. Os craques brasileiros deram um show dentro da quadra e mostraram que podem conquistar uma medalha de ouro no Pan-Americano, que acontece em outubro no México. No final do jogo, o Brasil venceu pelo placar de 38 a 24. O time comandado pelo técnico espanhol Javier Garcia Cuesta mostrou superioridade e fez uma ótima exibição em Sergipe. “Fico feliz em participar de um evento esportivo que reúne estudantes. Todos estão de parabéns por esta bonita festa”, disse.
Tocha Olímpica
Os ex-atletas de handebol Vinícius e Dorinha entraram na quadra do ginásio com a tocha olímpica. Em seguida, eles entregaram o símbolo da competição esportiva ao jogador Gil Pires, da seleção brasileira de handebol. O público vibrou quando o locutor anunciou a entrada das atletas da seleção brasileira de ginástica. Sob a orientação da técnica Camila Ferezin, as garotas do Brasil deram um show na quadra.
Agradecimentos
A secretária adjunta de Estado da Educação, professora Hortência Araújo, representou o secretário Belivaldo Chagas. Ela fez uma saudação especial para todos os alunos que vão participar do evento esportivo. “O esporte é um instrumento de desenvolvimento do homem. Quero agradecer o apoio do Governo do Estado, dos diretores, professores, funcionários e alunos das escolas que, de forma direta ou indireta, ajudaram na realização da maior competição estudantil de Sergipe”, disse a secretária adjunta.
A diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, desejou sucesso a todos os participantes do evento. “A festa é de todos os alunos. Espero que vocês tenham sucesso nas modalidades que irão disputar durante os Jogos”, disse.
Olimpíadas Escolares
Os campeões dos XXVIII Jogos da Primavera irão representar o estado de Sergipe na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, sendo que nas modalidades individuais – atletismo e natação – serão classificados para a etapa nacional apenas os atletas que tiverem obtido índice técnico estabelecido pelo Departamento de Educação Física.
As Olimpíadas Escolares acontecerão nas cidades de João Pessoa (PB), no período de 9 a 18 de setembro, na categoria A, e Joinville (SC), na categoria B, no período de 3 a 12 de dezembro. O evento é realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Competições
Para acompanhar as tabelas das competições dos jogos basta acessar: www.seed.se.gov.br/jogos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Abertura dos Jogos da Primavera emociona alunos atletas que participarão das competições – Fotos: José Santana Filho/Seed