Aberta Capacitação em Sistema de Comando em Operações
Com o objetivo é capacitar e integrar funcionários dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), foi aberto nesta quarta-feira, 7, o Curso de Capacitação em Sistema de Comando em Operações (SCO), que possibilita o emprego desses diversos órgãos através de um comando unificado, além de aperfeiçoar as ações de resposta aos desastres, à medida que são envolvidas equipes multidisciplinares.
"Nós sentimos a necessidade de integrar os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil, como Bombeiros, Polícia Militar, serviços de atendimento médico de urgência, Forças Armadas. Como a Defesa Civil de Minas Gerais já tem todo um trabalho de capacitação, fizemos o convite e firmamos a parceria", disse o tenente-coronel Nailson Santos, coordenador da Defesa Civil de Sergipe.
Segundo o chefe do Centro de Controle de Emergências da Defesa Civil de Minas Gerais, major Edgard Estevo, o SCO é uma ferramenta emergencial para situações críticas, trabalhando com a integração entre os agentes e evitando o desperdício de recursos materiais e humanos. "A idéia é trabalhar de uma forma mais eficiente, estabelecendo metas com administração por objetivos, atendendo as necessidades dos agentes, mas economizando esforços", disse o major Estevo.
De acordo com ele, o Sistema de Comando Unificado surgiu do ‘Incident Command System’, criado na Califórnia, a partir dos trabalhos nos desastres ambientais. "Eles notaram que tinham muita gente, muito recurso, mas pouco resultado. O sistema foi adaptado à nossa realidade e é uma ferramenta que pode ser utilizada desde um simples incêndio até um acidente ambiental envolvendo dois ou mais estados".
O SCO já é utilizado em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e em Brasília. "A Defesa Civil nacional pretende fazer com que o Sistema de Comando Unificado seja utilizado por todas as coordenações estaduais de Defesa Civil a partir de 2008", acrescentou o major Estevo.
"Vejo a Defesa Civil de uma forma muito especial, pois ela é uma defesa social, tanto na parte preventiva, como na execução de operações. Nós estamos implantando uma nova concepção na Defesa Civil, trazendo a formação continuada, prevenindo a população, dando organização e estrutura para salvar vidas", disse Ana Lucia Menezes, secretária de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, secretária à qual a Defesa Civil é vinculada.
O curso prossegue até esta sexta-feira, 9, no Jatobá Praia Hotel, na Orla de Atalaia, e conta com a participação de órgãos, como Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen-SE) e representantes da Defesa Civil de Alagoas e Bahia.
Programação
08/11/07
Áreas e instalações
Instalando o Sistema de Comando em Operações
Comando unificado
Controle de recursos operacionais – exercício de controle
09/11/07
Plano de ação / exercício de planejamento
Atividades de preparação / exercício de planejamento
Simulado
Encerramento