Governo investe na melhoria das condições de trabalho no Cenam
O Governo do Estado deflagrou esta semana o processo de compra dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o trabalho diário dos agentes de medidas socioeducativas que atuam no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). Além disso, começa nesta quarta-feira, 10, o início das obras de recuperação e reforma das alas do Centro. Juntos, os investimentos chegam a quase R$ 250 mil.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), Luci Silva, que assumiu o cargo no dia 2 de fevereiro, a greve anunciada nesta terça, 9, pelo Sindicato da categoria e prevista para o próximo dia 18, não tem razão para acontecer. “A gente reconhece que o trabalho nas unidades de medidas socioeducativas, em especial o Cenam, não é fácil. Mas precisamos contar mais uma vez com o comprometimento de todos neste momento”, pediu a secretária.
“Estamos ajustando o trabalho da Seides em contato com outras pastas e, a partir da próxima semana, vamos intensificar nossa agenda externa. Conforme já havia dito ao presidente do Sindicato, de modo informal, receber a categoria é uma prioridade. Uma greve só faz sentido quando se esgotam todas as possibilidades de negociação, o que não é o caso. Estamos dispostos a negociar e, por isso, pedimos que os agentes se tranquilizem. Vamos trabalhar com o máximo de intensidade para melhorar as condições de trabalho no Cenam. Esta é uma prioridade do governador Marcelo Déda e do nosso Governo”, enfatizou Maria Luci.
Melhorias
No final do ano passado, a Polícia Militar cedeu emergencialmente à Fundação Renascer, responsável pela execução das medidas socioeducativas no Estado, 10 escudos e 10 capacetes, que foram adaptados e encaminhados ao Cenam com o aval do presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança da instituição, Eziel Oliveira, durante reunião realizada no dia 1º de outubro de 2009.
Além da aquisição de equipamentos, a Fundação Renascer tem investido na formação continuada dos agentes de medidas socioeducativas com cursos de Defesa Pessoal e Imobilização Tática. Em outubro de 2009, a categoria participou de um treinamento em Primeiros-Socorros e Brigada de Incêndio.
Até o início de março, a Fundação vai realizar, através da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), o curso de Controle e Procedimentos em unidades de internação de medidas socioeducativas, que tem como objetivo capacitar os funcionários para adoção de uma postura proativa, de acordo com os princípios dos direitos humanos e de preservação da ordem pública.
Atividades
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de internação da Fundação Renascer participam de uma série de atividades. No Cenam, eles têm acesso ao Ensino de Jovens e Adulto (EJA1 e 2), que correspondem ao ensino fundamental e médio. Nas unidades também são desenvolvidos cursos profissionalizantes, dentre eles os de serigrafia, instalador elétrico e agente de limpeza. Além disso, os jovens participam de atividades culturais e esportivas e têm atendimento psicossocial.
“Temos todos esses projetos, mas só podemos realizá-los integralmente com a participação efetiva dos agentes. Não nos interessa disputar espaço político com nenhuma categoria. O que queremos é trabalhar juntos para encontrar as melhores soluções para quem realmente precisa, ou seja, os adolescentes que estão sob nossa responsabilidade em nosso Estado”, finalizou a secretária Maria Luci.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo investe na melhoria das condições de trabalho no Cenam – Foto: Edinah Mary / Seides