[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um novo laboratório de pesquisa voltado especificamente para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de petróleo. Este é o objetivo primordial do Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), que foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 8, e é fruto de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), vinculado à Universidade Tiradentes (Unit), e à Petrobras, que financiou o empreendimento. O governador Marcelo Déda foi uma das autoridades que participaram do ato solene de inauguração.

O novo laboratório, situado no campus Farolândia da Unit, conta com 540 metros quadrados e está orçado em aproximadamente R$ 1,4 milhão. A estimativa é de que, através da parceria com a Petrobras, o novo laboratório seja um marco para o desenvolvimento de tecnologias específicas para as atividades relacionadas à extração de petróleo para o país, além de permitir um avanço inestimável na capacitação de técnicos.

“Esta é uma iniciativa que revela a vocação do Estado de Sergipe para sediar pesquisas e viabilizar ações na área de ciência e tecnologia. Temos aqui duas grandes universidades, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e  Universidade Tiradentes, que são pólos de produção de conhecimento, ciência e tecnologia. Quando uma parceria envolve uma instituição como a Unit e a Petrobras, o que teremos como resultado é o avanço da pesquisa sobre o petróleo e afins em Sergipe”, destacou o governador Marcelo Déda.

Estímulo à pesquisa

Segundo ele, os resultados dessas pesquisas, além de serem aplicados no próprio processo de produção local, serão disseminados pelo Brasil, fortalecendo o Estado de Sergipe em uma de suas principais vocações, que é ser um estado produtor de ciência e tecnologia. O governador também fez questão de destacar o esforço da atual administração para restruturar o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS).

“Este laboratório é lançado num momento extremamente oportuno, quando os investimentos em ciência e tecnologia vivem um momento ímpar no Brasil, graças à visão estratégica do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e em Sergipe, onde estamos buscando reconstruir o caminho do desenvolvimento tecnológico, ampliando investimentos, potencializando a atração de cientistas, pesquisadores e a reestruturação das instituições de pesquisa”, disse o governador, referindo-se à ações como a sanção da ‘Lei da Inovação‘, ações de estímulo à pesquisa, ciência e tecnologia.

Déda também evidenciou o marco histórico que representou a decisão estratégica do Governo Federal em buscar investir maciçamente em pesquisas e tecnologia, fazendo com o que o Brasil ocupe um lugar de destaque no cenário internacional ocupando, por exemplo, a vanguarda na tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas e da produção de biocombustíveis.

“Estamos vivenciando o clima da inovação. A Petrobras tem expandido seus investimentos, voltou a intensificar suas pesquisas em Sergipe e, com a descoberta do pré-sal, cada vez mais a pesquisa se transforma num elemento fundamental. Por isso, ao fazer essa parceria com a Unit, a Petrobras transforma Sergipe em uma de suas principais bases para produção da pesquisa, evolução de novos processos e produtos que vão melhorar a produtividade e a qualidade da exploração de petróleo em nosso país”, sentenciou o governador.

Papel determinante

O reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, fez questão de agradecer o apoio que recebeu do Governo do Estado em todas as ocasiões em que buscou a interlocução para promover ações de incentivo à pesquisa, assistência e prestação de serviços à comunidade.

“Hoje é um dia histórico para nossa instituição, pois nos sentimos a maior universidade do país por merecer de uma empresa como a Petrobras a confiança e credibilidade depositadas. Não podemos também deixar de reconhecer e agradecer ao Governo do Estado pelo apoio que sempre nos concedeu e o estímulo à produção científica e fixação de pesquisadores em nosso Estado. Este é um papel de extrema importância para nosso desenvolvimento”, salientou o reitor.

Também participaram da solenidade, o prefeito em exercício da capital, Silvio Santos, o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras, Eugênio Dezen, os secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, das Relações Institucionais, Bosco Costa, do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec), Ricardo Santana, dentre outras autoridades, pesquisadores, professores e alunos da instituição.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.