[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Início do quarto ano de gestão e Sergipe não somente tem traçada a descentralização dos serviços de saúde, como já dispõe de meios para fazer esse processo se consolidar. As 19 Clínicas de Saúde da Família (CSF) e as 12 bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) entregues ao longo do ano passado e começo deste representam bem a consolidação desse processo que, na prática, concretiza um novo rumo dado à forma de se fazer saúde em Sergipe.
 
As últimas inaugurações aconteceram no Leste sergipano e na região da Grande Aracaju. Os municípios de Pirambu e Barra dos Coqueiros foram contemplados na última sexta-feira, 5, com a entrega de uma clínica e duas bases descentralizadas do Samu. Assim como nas demais localidades onde a iniciativa do Governo de Sergipe já é realidade, nesses dois municípios, a expectativa de melhoria das condições de atendimento é percebida, tanto entre a população quanto entre os gestores municipais.
 
“Nossos postos de saúde eram muito precários. Agora temos um prédio que dará dignidade à população, trazendo conforto e infraestrutura adequada para assistir às pessoas”, disse o prefeito de Pirambu, José Nilton de Souza, ao se referir à CSF Sagrado Coração de Jesus, que possui capacidade para abrigar duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). “A entrega dessa unidade possibilitou a contratação de mais uma equipe do PSF, a quarta para atender os moradores de Pirambu”, acrescentou.
 
A comparação entre como eram ofertados os serviços de atenção primária e a nova página que se desenha na saúde do município também foi destacada pela enfermeira Isabel Rodrigues, que integra uma das equipes do PSF. “Abrigávamos, em um único local, duas equipes e não tínhamos como sistematizar o atendimento. Agora, com a estrutura adequada, poderemos oferecer um atendimento humanizado”, afirmou Isabel Rodrigues.
 
Sobre a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que dispõe de uma Unidade de Suporte Básico (USB), o destaque foi feito pela aposentada Maria Sabrina Santos. Assim como os demais moradores de Pirambu, quando necessitar, a idosa sabe que pode contar com atendimento pré-hospitalar rápido e de qualidade. “Me sinto mais segura com o Samu na minha cidade”, disse dona Maria.
 
Barra dos Coqueiros
 
O mesmo sentimento é percebido entre a população da Barra dos Coqueiros. “Já acionei o Samu duas vezes: uma para minha sogra de 73 anos e outra para meu pai de 76 anos. Eles foram muito bem atendidos. Posso dizer que a eficiência da equipe salvou meus familiares”, relatou a dona de casa e mãe de quatro filhos, Célia Moura.
 
Tanto na Barra quanto em Pirambu, o serviço já existia desde o início da gestão do governador Marcelo Déda, quando o Samu começou a ser reestruturado e efetivamente levado aos cidadãos do interior sergipano. A principal novidade com a inauguração dessas bases diz respeito à melhoria das condições de trabalho dos profissionais do serviço, o que influencia diretamente na qualidade da assistência prestada. Agora eles dispõem de um espaço próprio e mais confortável.
 
“Essa presença do Samu 192 Sergipe na Barra dos Coqueiros traz, sem dúvida, mais segurança para nossa população, uma vez que as pessoas precisam desse tipo de serviço quando menos esperam”, disse o prefeito Gilson dos Anjos. “Apesar da ponte Aracaju-Barra, que facilita o acesso à capital, é um grande ganho para a população local contar com um serviço de socorro que trabalha com profissionais capacitados”, acrescentou a secretária municipal de Saúde, Solange dos Anjos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.