[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O fórum de entidades não governamentais do CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 16, no auditório da Câmara de Diretores Lojistas de Aracaju. O objetivo do evento foi definir os novos representantes da sociedade civil no conselho e apresentar os avanços e os desafios desse órgão social.
Seriam escolhidas cinco novas entidades representantes, mas apenas duas representações ficaram definidas devido à ausência de algumas instituições. O Oratório Festivo São João Bosco, representando os movimentos religiosos, e a Sociedade Eunice Weaver de Aracaju, representando os movimentos comunitários, foram as duas entidades eleitas hoje. Ainda falta escolher as representações dos clubes de serviços, movimentos populares e instituições de ensino superior que atuam na área da criança e do adolescente.
Na ocasião, foi desenvolvida uma palestra sobre o papel do conselho na sociedade, qual sua função e como pode ser trabalhado. O palestrante foi o coordenador da Sociedade Afro-Sergipana de Estudos da Cidadania, Robson Anselmo Santos, que já foi presidente do conselho e há anos luta em prol do público infanto-juvenil.
“Este é um momento importante, pois, além de definir novas entidades componentes, vem esclarecer o que é o CMDCA, suas atribuições e como seu papel deve ser desempenhado por aqueles que o compõem”, observa o atual presidente do conselho, Moritos da Silva Matos.
O CMDCA funciona vinculado à SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – e é composto por representantes de organizações governamentais e da sociedade civil. Formular e acompanhar as políticas públicas para a infância e a adolescência, assim como presidir o processo de escolha dos conselheiros tutelares, são algumas das atribuições desse órgão.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria da Conceição Vasconcelos, presente no fórum, o conselho é um dos parceiros básicos da Prefeitura de Aracaju. “Momentos como este são de fundamental importância para a manutenção desse órgão que zela pela cidadania da criança e do adolescente”, afirma a secretária.
Como ainda faltam escolher mais três representantes de entidades não governamentais, os membros que ainda não votaram se reunirão na próxima terça-feira, dia 22. A reunião está marcada para as 9 horas, na sala dos conselhos da SMASC.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.