[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Desde o último dia 15 foi iniciado o período de pré-inscrição dos cursos de formação inicial e continuada da Plataforma Paulo Freire para professores das redes pública estadual e municipal. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema atende ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e é destinado a educadores que estão em exercício nas escolas, sem formação adequada, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Gerenciado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) por meio do Departamento de Recursos Humanos/Estratégico (DRHE), o programa do MEC vai possibilitar, a partir do primeiro semestre de 2010, a graduação de docentes nos cursos de 1ª licenciatura com carga horária de 2,8 mil horas, mais 400 horas de estágio. Também ofertará cursos de 2ª licenciatura para professores que atuam fora da área de formação, com carga horária de 800 a 1,2 mil horas.

Para participar do processo de formação, os professores interessados deverão efetuar sua pré-inscrição no site http:// freire.mec.gov.br . Na oportunidade, eles terão seus currículos cadastrados e atualizados. Os cursos de licenciatura serão ofertados nos 14 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) distribuídos por todas as regiões do estado.

“Estas ações começaram a ser construídas a partir de 2007, com a adesão de Sergipe e de outros estados ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”, explicou o diretor do DRHE, professor Jorge Costa Júnior. Na ocasião, segundo o diretor, os estados e municípios elaboraram seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR) refletindo suas necessidades, demandas, prioridades e metodologias.

“Estas ações foram aprimoradas através do Decreto 6.755, de janeiro de 2009, quando foi instituído o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”, disse o professor Jorge Costa. Ele informou que, naquela ocasião, o PAR de Sergipe colocou dentre as demandas a formação inicial e continuada para professores da Educação Básica. “Esta ação foi incluída no nosso PAR objetivando garantir a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede pública”, enfatizou o diretor do DRH/E.

Lançamento

Alinhado ao programa do Governo Federal que prevê a capacitação de professores, o Governo de Sergipe, através da Seed, lançará às 8 horas do próximo dia 20 de outubro, no auditório Atalaia (CIC), o seu Plano Estadual de Formação dos Trabalhadores em Educação (Pro-Educ). O programa consolida a ação da Seed na formação dos educadores sergipanos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.