[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Será realizada na próxima segunda-feira, 19, às 9 hs, a aula inaugural em recepção aos 1.300 alunos da Escola Aberta Técnica de Sergipe (E-Tec), no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, e do diretor de Regulação e Supervisão e Educação a Distância do MEC, Hélio Chaves Filho, que na oportunidade ministrará palestra sobre o programa E-Tec.

O E-Tec Sergipe é pioneiro entre as Secretarias de Estado da Educação no país. Segundo a diretora do Serviço de Educação Profissional (Sepro), Rivânia Andrade, nas outras localidades do país o programa é desenvolvido pelos órgãos federais. “Nosso objetivo é levar a todo o território sergipano a educação profissional e assim favorecer o acesso à educação técnica”, afirma a diretora.

A Escola Aberta Técnica de Sergipe (E-Tec) utiliza-se da metodologia à distância com 20% das atividades de forma presencial, à noite e nos finais de semana. A E-Tec Sergipe oferece cursos técnicos de Secretariado, Turismo, Atividades Comerciais, Informática e Gestão Pública. Conta com nove polos nos seguintes municípios: Aracaju, Propriá, Estância, Canindé do São Francisco, Capela, São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora das Dores.

E-Tec

O E-Tec é um programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), e constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE/SE). Foi idealizado com o objetivo de garantir a democratização do acesso ao ensino técnico público e incentivar os jovens a fazer um curso técnico como facilitador para ingressar no mercado de trabalho. O E-Tec Sergipe acompanha os mesmos moldes do E-Tec Brasil, do Governo Federal.

O programa constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação. Trata-se de um passo importante para a democratização do acesso ao ensino técnico público, através da modalidade de educação a distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e à periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.