[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para comemorar os 10 anos de fomento à ciência em Sergipe a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lançou o edital Prêmio Fapitec/SE de Divulgação Científica. Em uma iniciativa inédita no Estado, o edital tem com objetivo incentivar, através de premiação, a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) e a comunicação científica.

O prêmio foi instituído com a finalidade de estimular a participação de estudantes, pesquisadores e jornalistas em atividades que envolvam a ciência. As inscrições de trabalhos devem ser feitas até as 13 horas, do dia 03 de novembro na sede da fundação. Serão distribuídos R$ 17 mil em prêmios entre as categoria e modalidades dispostas no edital. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), pasta que a Fapitec é vinculada.

Segundo o diretor presidente da fundação, Ricardo de Santana, o prêmio vem para estimular a produção científica e ampliar a geração de conhecimento. “O prêmio destaca a relevância da C,T&I para o desenvolvimento social  e econômico do Estado. Nestes últimos 10 anos sentimos cada vez mais a necessidade de fomentar a produção e a difusão científica, para assim popularizarmos o conhecimento e darmos um retorno a sociedade”, salientou.

Novas Categorias

O Prêmio Fapitec/SE de Divulgação Científica está dividido em cinco categorias: jornalismo científico profissional e estudante, que contemplará jornalistas e estudantes de jornalismo; a categoria Pesquisador Fapitec/SE; a categoria Jovem Pesquisador contemplará bolsistas Pibic e a categoria Jovem Inovador para bolsistas Pibiti. Por uma solicitação da comunidade acadêmica a fundação ampliou as três últimas categorias, a partir de agora todos os bolsistas da Fapitec/SE podem concorrer ao prêmio.

Bolsista de Mestrado, Apoio Técnico, Iniciação Tecnológica Industrial, Desenvolvimento Tecnológico Industrial estão inseridos nas categorias Jovem Pesquisador e Jovem Inovador. Já bolsistas Fapitec/SE cursando doutorado ou que façam parte do Programa Bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) estão inseridos na categoria Pesquisador.

“Ampliar as categorias mostra a nossa preocupação em atender as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica, além da nossa preocupação em mostrar o que vem sendo produzido pelos pesquisadores de nosso Estado. Desta forma a instituição presta contas à sociedade de seu trabalho”, pontuou Ricardo de Santana.

Homenagem

Até o dia 03 de novembro a Fapitec/SE também irá selecionar um nome para compor o título do Prêmio, a partir das suas próximas edições. Para isso, a Fundação solicita a participação de toda sociedade, enviando sugestões de nomes de personalidades que tiveram relevância reconhecida na área de C,T&I ou comunicação científica no Estado de Sergipe. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail: premio@fapitec.se.gov.br, no e-mail deve constar o nome e um breve currículo da personalidade escolhida, mostrando seus feitos a favor do conhecimento científico no Estado. Outras informações sobre o edital podem ser encontradas no site: www.fapitec.se.gov.br .  

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.