Professores do ensino médio debaterão o Programa Ensino Médio Inovador
O dia 2 de outubro será uma grande oportunidade de discutir os desafios e propostas para o ensino médio a partir de 2010. A Secretaria de Estado da Educação convidou o diretor de Concepções e Orientações Curriculares da Seb/MEC e coordenador do Ensino Médio Inovador, Carlos Artexes, para uma mesa-redonda com o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes Lima. O objetivo do encontro é apresentar o Programa Ensino Médio Inovador, do Ministério da Educação, aos diretores de escolas da rede pública estadual. O evento ocorrerá das 8h às 13h no auditório da biblioteca pública Epifânio Dória.
“O programa prevê uma proposta curricular inovadora com escola em tempo integral e professores com dedicação exclusiva. A Secretaria quer apresentar o programa e disponibilizar recursos para que as escolas ampliem suas cargas horárias de 2,4 mil horas para 3 mil horas e reorganizem o currículo escolar com oferta de atividades optativas e obrigatórias como fomento à produção artística e produção cultural do aluno. Atividades teórico-práticas, tudo isso articulado com o sistema nacional de ensino médio”, detalha a diretora do departamento de Educação, Maria Izabel Ladeira.
Para ela, esse evento deverá fazer com que os gestores escolares compreendam e apoiem a proposta e pensem na possibilidade de trazer esta proposta e implantá-la em algumas escolas de Sergipe. “A Seed ainda está fazendo o levantamento das escolas que poderão ser contempladas. Isto vai depender da estrutura que cada uma oferece”, afirma a diretora.
O programa
O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.
O Programa Ensino Médio Inovador foi lançado nacionalmente no dia 9 de setembro deste ano. O MEC propõe ampliação da carga horária em 600 horas, ou seja, das atuais 2.400 horas para 3000. O programa defende o princípio da interdisciplinaridade e da contextualização, que dizem respeito à lei e às diretrizes.
O que é inovador nessa proposta é que ela quer transportar essas ideias para a realidade prática das escolas de Ensino Médio no Brasil. Ele defende também uma organização curricular que, além da organização mais tradicional, se configure através dos projetos integradores interdisciplinares.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]