Pronese orienta municípios na elaboração de projetos para o PCPR
A Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) promove nesta sexta-feira, 18, uma reunião técnica com representantes de 45 Conselhos Municipais. O encontro tem o objetivo de orientar e discutir a elaboração de projetos que vão receber recursos do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O gerente do PCPR, Genivaldo Santos, disse que a iniciativa visa dar apoio as associações que têm dificuldade em transformar as demandas da comunidade em projetos. “Nossa equipe técnica vai passar todas as orientações e tirar as dúvidas para que essa fase de elaboração ganhe mais agilidade”, afirma. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides).
Os 45 municípios que vão participar da reunião já prepararam seus planos de ação. São demandas nas áreas de infraestrutura (instalação da rede elétrica, captação e distribuição da água, saneamento ambiental); produtiva (apicultura, criação de animais de pequeno e meio porte, mecanização agrícola e de processamento primário de produtos agropecuários) e social (construção de fossas sépticas e secas, creche e posto de saúde).
Visita técnica
O próximo passo da equipe técnica da Pronese é conhecer in loco a necessidade das demandas apontadas pelas comunidades rurais e, principalmente a viabilidade. “A meta do PCPR é investir em projetos que tenham sustentabilidade, que assegurem uma melhor qualidade de vida para a população em Sergipe, promovendo a geração de renda para 20 mil famílias”, enfatiza Genivaldo Santos, ao acrescentar que as visitas deverão ser iniciadas na próxima semana.
A maior parte dos recursos será destinada aos municípios com menores IDH. Os 41 mais pobres, ou seja, aqueles com IDH menor que 0,623, receberão 70% dos recursos alocados para o financiamento de projetos comunitários. Os outros 30 municípios ficarão com 30% dos recursos. Os projetos atenderão prioritariamente jovens, mulheres, quilombolas e índios de todos os territórios sergipanos, que poderão receber recursos através de suas associações comunitárias. Ao todo serão financiados 800 projetos.
Regularização dos conselhos
O gerente do PCPR explica que o programa atende a 71 municípios, mas que somente os 45 que estão com o Conselho Municipal habilitado vão participar da reunião técnica. “É preciso reativar os conselhos em 31 municípios. Estamos trabalhando nesse sentido, através de várias reuniões com representantes das comunidades. É fundamental que o Conselho Municipal esteja funcionando para que o município seja beneficiado com recursos do Programa de Combate à Pobreza Rural”, alerta Genivaldo Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]