[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Solidariedade atrelada à responsabilidade socioambiental. É com essa proposta que os técnicos ambientais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) lançam o projeto ‘Reutilize Alegria’, destinado a crianças de baixa renda. O projeto visa enfocar a introdução dos 5R’s ambientais no meio a partir da campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados.

O projeto ‘Reutilize Alegria será promovido no próximo dia 8 de outubro, no Parque da Cidade, zona norte da capital. Ele se integra à realização do ‘Dia de Todas as Crianças”, evento promovido pelo Governo do Estado que ocorrerá no Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, na Orla de Atalaia.

O objetivo do ‘Reutilize Alegria’ parte dos artigos 255 e 277 da Constituição Federal. Culmina com a defesa do meio ambiente, que é um direito de preservá-lo para as presentes e futuras gerações, bem como validar os direitos das crianças. A soma dos artigos busca unir a solidariedade com a responsabilidade socioambiental.

Com a realização do projeto, serão recolhidos brinquedos novos e usados de diversos pontos da capital. A idéia com a doação é aderir aos 5R’s ambientais. Nos “5R’s” estão inseridos: o Repensar hábitos e atitudes, adotando uma prática de consumo sustentável; o Recusar produtos que agridem a saúde e o meio ambiente; o Reutilizar o produto, aumentando a sua vida útil; o Reduzir o desperdício, o descarte, o lixo, consumindo apenas o necessário; e o Reciclar, transformando em novo produto.

Desde o último dia 8 de setembro que os pontos de arrecadação estão em funcionamento. Todos os brinquedos serão recebidos até o próximo dia 6 de outubro. De acordo com o superintendente de Educação e Qualidade Ambiental da Semarh, Lício Valério Lima, a idéia é unir o fator solidariedade por meio de ensinamentos de cunho ambiental.

“Pensamos na vida e no nosso futuro. Desejamos ter uma vivência longa, rodeada de amigos, com saúde e muita felicidade. A idéia é que as crianças atinjam essas etapas da vida buscando sempre alternativas de comprometimento com o meio ambiente. Todos estão participando da construção de uma brincadeira saudável”, salienta.

Crianças beneficiadas

Com a entrega de brinquedos, a Semarh estará beneficiando as crianças das comunidades em torno do Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Urubu, localizado no Parque José Rollemberg Leite (Parque da Cidade). A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Serviço de Assistência e Movimento de Educação (Same) também serão beneficiados.

Ao final da campanha, após a doação dos brinquedos, a Semarh, por meio do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, fará a entrega de placas às escolas e instituições amigas ambientais do projeto ‘Reutilize Alegria’.

Além da Semarh, alguns outros pontos também estarão recebendo os brinquedos. Fazem parceria do projeto as escolas das redes pública e privada, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); a Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais (Codise), as  Secretarias de Educação do Estado e de Aracaju e a  Coordenação Municipal de Defesa Civil.

Pontos de Arrecadação:
-Sede das superintendências da Semarh na SQS;
-Rua Gonçalo Prado Rollemberg, nº53-Bairro São José;
-Quartel do Corpo dos Bombeiros;
-Sede da APA Morro do Urubu-Parque da Cidade-Bairro Industrial;
-Supermercado Bom Preço;
-Supermercado G.Barbosa;
-Supermercado Extra;
-Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur);
-Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.