Hemose promove palestra na II Feira de Profissões do ProJovem
O auditório do Centro de Criatividade de Aracaju ficou superlotado na manhã desta sexta-feira, 4, quando cerca de 500 estudantes do programa ProJovem, participaram de uma palestra educativa realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Proferida pela assistente social Maria Teresa Lisboa, a palestra abordou a importância da doação de sangue, levando aos estudantes informações relacionadas à segurança do sangue, triagem clínica, transfusão sanguínea e de plaquetas por aférese, entre outros procedimentos desenvolvidos pelo hemocentro.
O Hemose participou do evento a convite da estudante Iolanda Conceição dos Santos, aluna do curso de Gestão Pública, que desenvolveu o tema Saúde e Cidadania, com foco na importância do pré-natal e na doação voluntária de sangue. “Precisamos levar mais informações aos jovens que tem poucos esclarecimentos sobre voluntariado e as principais ações para a sociedade. O próximo passo é levar uma turma de jovens para realizar a primeira doação de sangue no Hemose”, acrescentou Iolanda.
A ação fez parte da programação da II Feira de Profissões que foi realizada durante a semana por professores, coordenadores e estudantes dos mais diversos cursos inseridos no ProJovem. Segundo informações da professora Kauã Katiuska Silva, orientadora do curso de Turismo e Hospitalidade, o evento visa apresentar as atividades e projetos desenvolvidos durante os quatro meses de funcionamento do programa em Aracaju.
Para o professor Arthur Alexandre, coordenador pedagógico do ProJovem, foi uma decisão acertada convidar o hemocentro para participar das atividades da feira. “Precisamos mobilizar os jovens, não só os do programa que são estudantes de 18 a 29 anos, mas toda a sociedade para mostrar a importância de se tornar um doador, pois somente sabe disso quem precisa. Hoje é um anônimo que está no hospital necessitando de uma bolsa de sangue, amanhã pode ser eu ou uma pessoa da família”, enfatizou.
Ações
O Hemose continua realizando palestras educativas nas escolas e empresas, em conjunto com a direção técnica e o Núcleo de Captação de Doadores (Nasce), para tirar dúvidas e desmistificar tabus sobre doações, além de tentar sensibilizar as pessoas para a importância de se tornar um doador voluntário. A instituição que tenha interesse em levar uma palestra para seus estudantes ou colaboradores deve entrar em contato pelos telefones (79) 3259-3174/3151.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]