[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes da Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) proferiram uma palestra na tarde desta quarta-feira, 29, no curso de Controle Interno, realizado pelo Conselho Regional de Economia da 16ª Região em Sergipe (Corecon). O evento acontece desde terça-feira, 28, no auditório da Pronese e é direcionado aos servidores da Administração Pública.

Com o objetivo de levar às unidades da Administração Pública conhecimentos sobre Sistema de Controle Interno, o Corecon promove aos servidores públicos um treinamento na área do controle, o que, na prática, os tornará aptos a operar com destreza o controle da administração.

O controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, ministrou o tema ‘O Controle Interno na Administração Pública’. Ele explica que a CGE é o órgão do Poder Executivo que tem por finalidade promover, executar e coordenar as atividades de controle interno dos órgãos e das entidades da Administração Direta e Indireta do Governo de Sergipe, além de orientar os procedimentos quanto ao uso regular dos recursos do Estado.

Quanto à iniciativa do Conselho, o controlador-geral do Estado entende que é de fundamental importância a realização de eventos dessa natureza. “Eles propõem a discussão das inovações na Administração Pública”, salienta.

Para o representante do Corecon e instrutor do curso, Idalino Souza, este encontro visa integrar os órgãos de controle interno na Administração Pública, na tentativa de incrementar e estabelecer a cultura de que o controle interno é essencial, além de ser uma ferramenta de auxílio aos gestores, aos mandatários. O instrutor ressaltou a participação da CGE no evento.

“A Controladoria-Geral do Estado é o órgão responsável pelo controle interno do poder executivo estadual, e como o curso é totalmente voltado para esse tema, nada melhor do que seguirmos as orientações do Órgão de Controle Interno que trata com seriedade as ações de controle”, enfatiza.

O Curso de Controle Interno tem 16 horas/aula teórico-práticas no total, com encerramento previsto para a próxima sexta-feira, dia 31.

Opiniões

Para o servidor da área de controle interno da Prefeitura de Laranjeiras, Glauco Feitosa Teixeira, é importante capacitar os funcionários para que haja uma maior segurança nas atividades desenvolvidas. “Essa troca de experiência que estamos tendo é fundamental, e a participação da Controladoria-Geral do Estado permite uma visão mais ampla de controle interno”, observa.

O servidor do controle interno do Tribunal de Justiça, Djenal Gonçalves Soares Filho, também destacou a importância do evento. “A capacitação pela qual estamos passando nos proporciona um ganho considerável, se levarmos em conta que estamos absorvendo a experiência dos outros órgãos de controle interno e repassando ao nosso. Isto nos servirá como ferramenta para atingir o verdadeiro sentido do controle interno”, conclui.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.