Fazenda leva Programa de Educação Fiscal a Poço Redondo
Na próxima sexta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Fazenda participa de mais uma edição do programa Sergipe de Todos, desta vez no município de Poço Redondo, levando aos moradores da região noções de cidadania através da execução do Programa de Educação Fiscal, com foco central nos alunos do ensino fundamental de escolas municipais, e da Roda da Cidadania.
Desde o último dia 4, mais de 400 alunos do 6º ao 9º ano dos Colégios Menino Deus e Nossa Senhora da Conceição estão trabalhando a temática dos impostos em sala da aula através do Concurso de Cartazes de Educação Fiscal, com o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
A palestra realizada nas escolas marcou a primeira atividade da Sefaz na programação do Sergipe de Todos. Após a realização da palestra e do ciclo de debates sobre o tema ‘A Importância do Imposto’, os estudantes passaram a trabalhar em sala de aula com a orientação dos professores na criação de cartazes que expressem o entendimento de cada um sobre a cidadania fiscal e a importância dos impostos.
Em seguida, uma comissão formada pelo secretário de Educação de Poço Redondo, pelos dois diretores das escolas envolvidas e pela equipe do Programa de Educação Fiscal fez a avaliação dos trabalhos e classificação dos cartazes.
Nesta sexta será montada uma exposição com os trabalhos produzidos e a Sefaz vai divulgar e premiar os melhores trabalhos. Cada escola terá seus cinco melhores trabalhos premiados, sendo que os três primeiros colocados recebem uma caderneta de poupança do Banese no valor de R$ 150 para o primeiro colocado e R$ 100 para o segundo e terceiro melhores cartazes.
Os 4º e 5º colocados de cada escola recebem um kit escolar contendo caderno de oito matérias, caderno pequeno, corretivo, estojo com caneta, lápis e borracha, régua e jogo educativo. O professores-orientadores dos alunos classificados nas três primeiras colocações de cada escola também recebem como prêmio cadernetas de poupança do Banese nos mesmos valores que os alunos premiados.
O Concurso de Cartazes de Educação Fiscal é um trabalho educativo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em cada município onde o Governo do Estado realiza o programa Sergipe de Todos para despertar a cidadania fiscal no público jovem e conscientizá-lo da importância da função socioeconômica dos tributos, além de despertar para o acompanhamento e discussão sobre a aplicação destes recursos no município onde os estudantes estão inseridos.
Após a premiação dos alunos e professores, o Programa de Educação Fiscal tem prosseguimento com outras ações de conscientização e cidadania, através de reuniões com diretores de escolas e professores para o desenvolvimento de metodologias de ensino que mantenham o propósito de levar o aprendizado sobre o tema fiscal.
Roda da Cidadania
No período da tarde, as ações de educação da Sefaz no Sergipe de Todos continuam com a ‘Roda da Cidadania’, uma brincadeira que ensina o público jovem de forma interativa a conhecer os documentos válidos para fins de comprovação de recolhimento de imposto. A Roda foi criada para promover a conscientização de uma forma mais descontraída, inclusive na premiação: bombons, pirulitos e balas e ainda pacotes de pipoca.
Para o subgerente do Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Kacio Manoel Silva Santos, as ações do programa são o início de um processo de formação cidadã. “A cidadania se constrói com o tempo e o que a Secretaria da Fazenda está promovendo é um trabalho com um público que crescer com um aprendizado que vai lhe servir para toda a vida. A proposta não é somente explicar que devem pedir a nota fiscal. As ações são com vistas à formação da pessoa, formação para a vida. Ele tem que se conscientizar que se não exigir a nota fiscal, o imposto que não é recolhido pode financiar o tráfico de drogas, a corrupção e a depreciação do serviço e do patrimônio público”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]