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O Prazer em Ler foi o tema do seminário promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na manhã desta terça-feira, 12, que reuniu mais de 80 professores no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social. Idealizado pela Diretoria Regional de Ensino da Grande Aracaju (DRE 8), o evento foi uma articulação entre os projetos ‘Ler pra quê? Pra que ler?’ e Descobrindo Talentos Sergipanos. Na ocasião foram proferidas duas palestras sobre a importância da leitura para a formação da cidadania.

A primeira palestra foi conduzida pela escritora Cristina Cabral, que discutiu com os participantes a relevância da leitura para o aprendizado da língua portuguesa. “Para o jovem enriquecer o seu vocabulário não basta apenas conhecer a gramática. É preciso ler muito, pois só através da arte literária é possível compreender melhor as peculiaridades e dinâmica do idioma falado”, disse a escritora.

A professora Jeane Caldas, do Departamento de Educação da Seed, proferiu a segunda palestra, que teve como eixo central os gêneros literários e suas facetas. Ela ficou satisfeita com a participação dos educadores e com a certeza de que esta adesão irá refletir de forma positiva na prática docente. “Esse momento irá contribuir bastante para o educador em sua prática pedagógica em sala de aula”, declarou Jeane.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental da DRE 8, professora Andréa Brazil Góis, o seminário estimula os docentes a desenvolver projetos literários. “Procuramos refletir, juntamente com os professores das séries inicias do ensino fundamental, mecanismos que despertem no aluno o prazer em leitura. Isso tem dado bons resultados, pois a experiência confirma que todo professor que participa desses encontros desenvolve excelentes trabalhos em sala de aula”, explicou Andréa.

Abrindo caminhos

Para a pedagoga Thaise Müller Santos, a leitura é fundamental para a formação do individuo. “A literatura abre caminhos para o jovem, que passa a ter uma melhor compreensão de vida”. A professora Simone Gomes, de Itaporanga d’Ajuda, concorda com a colega. “Esse evento aumenta também o horizonte do professor e permite que ele descubra novas perspectivas para trabalhar a literatura em sala de aula”, declarou.

“É uma maneira de estimular o professor na formação de futuros leitores e traçar um novo perfil do estudante brasileiro”. Foi com esta frase que a professora Iraneide Pedral, de Barra dos Coqueiros, resumiu a importância do seminário. Satisfação presente também nas palavras do professor Marcos Francisco Leite, de Nossa Senhora do Socorro. “Aprimorou nossos conhecimentos e mostrou a importância de respeitar a vivência dos alunos a fim de se obter bons resultados na escola”, concluiu o professor.

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