Edital da Fapitec impulsiona projeto de popularização da matemática
Quem inventou a matemática e por que os alunos não se interessam por ela? Questionamentos dessa natureza são feitos com freqüência por alunos e professores, em razão das inúmeras dificuldades enfrentadas em sala de aula para o desenvolvimento e aprendizado daquela disciplina. Foi com o objetivo de minimizar mitos e receios que cercam a matemática que a professora Eva Maria Siqueira Alves, da Universidade Federal de Sergipe, apresentou o projeto “A matemática da escola vai à praça” ao edital de Olimpíadas e Popularização da Ciência, lançado este ano pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
“Sou professora de matemática há muitos anos e sempre tive uma inquietação de estender o conhecimento que adquiri a outras pessoas. Quando a Fapitec lançou o edital de Popularização da Ciência eu pensei ‘Chegou a minha hora!’”, explica a professora Eva. Foi nesse momento que ela teve a idéia de levar a matemática às ruas, para perto das pessoas, mostrando através de experimentos e situações práticas que ela pode ser divertida e está presente no cotidiano de todos. “Mensalmente vamos armar o nosso estande em locais diferentes, sempre com uma nova proposta. Quero mostrar que o ensino e aprendizado da matemática pode ser prazeroso”, argumenta.
A primeira exposição prática do projeto foi realizada no último dia 6, na praça Fausto Cardoso, em comemoração ao Dia Nacional da Matemática. “Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento do matemático brasileiro Júlio Cezar de Mello e Souza, conhecido como Malba Tahan, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da pedagogia da matemática”, explica Eva. A exposição foi toda baseada na vida e na obra do matemático e as pessoas que passaram pelo estande puderam observar na prática alguns dos problemas descritos nos livros dele.
Para o professor do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Jackson Figueiredo, Cirano Albino, esta é uma grande oportunidade de apresentar aos alunos uma matemática diferente, mais lúdica. “Esse trabalho de Malba Tahan está sendo apresentado de forma a aguçar a curiosidade dos alunos, que normalmente são tão carentes dessa forma de ensino. Os alunos do EJA mesmo costumam ter certa dificuldade no aprendizado da matemática e muitos acabam abandonando os estudos por essa razão. Iniciativas como essa são importantes para desmistificar esse bicho de sete cabeças em que a matemática acaba se tornando pra tanta gente”, afirma.
O aluno Rael Santos, do EJA do Colégio Jackson Figueiredo, garante que saiu da exposição vendo a matemática com outros olhos. “Hoje eu conheci uma outra matemática, mais divertida e menos complicada. Aqui a gente percebe que pode aprender brincando e que a matemática está presente em nosso dia-a-dia”. A estudante Ariele Fontin, que passava pelo local e foi abordada pelos monitores para conhecer a exposição também ficou encantada com o que presenciou. “Aqui eu pude aprender fundamentos da matemática que eu não conseguia aprender direito na sala de aula. Acho que essa forma de ensino deveria ser aplicada também nos colégios. Isso nos ajudaria muito”, destaca a aluna do Colégio Dom Luciano.
A próxima edição do projeto “A matemática da escola vai à praça” acontecerá das 9h às 17h do dia 5 de junho, no bairro Santa Maria, com apresentações de vídeos e filmes.
O Edital
Levar ciência e tecnologia para além dos laboratórios e das salas das universidades. Foi com este objetivo que a Fapitec lançou o edital Fapitec/SE/Funtec Nº 04/2009 – Olimpíadas e Popularização da Ciência. Os projetos aprovados neste edital, que ao todo foram cinco, sendo um para Olimpíadas e quatro para Popularização da Ciência, visam mostrar a importância da ciência e da tecnologia em nosso dia-a-dia, para assim promover a curiosidade e estimular, sobretudo, os jovens à prática da pesquisa.
A princípio, o recurso destinado ao edital foi de R$ 60 mil, oriundo do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. No entanto, em abril, devido a relevância dos projetos apresentados, foi deferido um aumento de 25% no valor repassado ao edital, passando o recurso a totalizar R$ 75 mil.
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