Seed promove oficina de reaproveitamento tecnológico
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove no período de 15 a 19 de abril uma oficina de reaproveitamento com software livre para a comunidade do Assentamento Wanderley, do Povoado Quissamã, em Nossa Senhora do Socorro. A ação, que acontecerá no telecentro senhor Eanes, é o resultado de uma parceria firmada entre a Petrobras e o Programa de Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
De acordo com a técnica da Divisão de Tecnologia Educacional (Dite) da Seed, Simone Amado Reis, coordenadora estadual do Gesac e do evento, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre as tecnologias da informação.
“Nesse período, os participantes da oficina perceberão que as soluções que utilizam software livre não têm apenas um sentido tecnológico, mas também um sentido social, que visa diminuir os impactos ambientais e também sociais, através do reaproveitamento do chamado e-lixo”, explicou a coordenadora.
Simone Amado disse que a oficina possibilitará a restauração de máquinas que foram doadas pela Petrobras à comunidade local. “Depois de restaurados pelos participantes, esses equipamentos entram em funcionamento e serão colocados em rede, de forma a favorecer a inclusão social”, completou.
Gesac
O Gesac é um programa de inclusão social do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações, que utiliza ferramentas de tecnologia da informação para promover inclusão digital em todos os estados brasileiros.
O princípio da iniciativa consiste no entendimento de que não basta apenas levar equipamento e conexão à internet para comunidades carentes. É preciso também levar serviços e metodologia de trabalho que permitam melhorar a realidade local dos cidadãos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]