[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Até 31 de março, cerca de 1.1 mil famílias de três acampamentos sergipanos receberão kits cozimento e refeição e 4,7 mil famílias do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Pré-Assentamentos do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN) receberão filtros para água. O projeto é coordenado pela Cáritas Brasileira em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).

Com um investimento de R$ 1,7 milhão, o PSAN forma agentes em segurança alimentar e nutricional para envolver 4,7 mil famílias na estruturação de sistemas coletivos de produção em 470 núcleos comunitários. Cada agente é responsável por cerca de 100 famílias e são coordenados pelos movimentos e entidades parceiras do projeto: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e as Cáritas Diocesanas de Propriá, Aracaju e Estância. O objetivo é contribuir no processo da reforma agrária incentivando a produção auto-sustentável de alimentos e a comercialização dos excedentes em feiras locais.

Os projetos produtivos estão sendo elaborados pelos agentes de mobilização junto aos núcleos familiares a partir da formação e do monitoramento pela equipe técnica da Cáritas, aprofundando temáticas como agroecologia e segurança alimentar, economia solidária e metodologias participativas. Os kits e filtros serão utilizados para estruturar as cozinhas comunitárias nos acampamentos que já desenvolvem projetos produtivos.

Antes de implementar os arranjos produtivos, os agentes desenvolveram um diagnóstico participativo para conhecer os problemas e as potencialidades culturais e ambientais de cada núcleo. “O primeiro módulo do curso de formação de agentes teve como conteúdo obrigatório as metodologias participativas de educação popular para que o diagnóstico seja algo vivo e realmente contribua com o desenvolvimento dos projetos produtivos”, disse a Ailma Firmino, coordenadora do PSAN/SE.

Cronograma de entrega dos kits

24/03, às 9h
Acampamento Florestan Fernandes, em Poço Redondo

26/03, às 9h
Acampamento Nova Esperança, em Siriri

31/03, às 9h
Acampamento Dom José Brandão de Castro, Brejo Grande

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.