[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta quarta-feira, dia 11, gestores de segurança pública e representantes da sociedade civil de 28 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste participaram de uma vídeo-conferência, mediada por representantes do Ministério da Justiça sediados em Brasília. A audiência teve o intuito de orientar e tirar dúvidas acerca da realização de conferências municipais e estaduais de segurança pública que antecederão a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontecerá de 27 a 30 de agosto na capital federal.

Durante o período de duas horas os participantes ouviram atentamente os representantes do Ministério da Justiça, a respeito de orientações para a realização das etapas municipais, que vão ocorrer nos meses de abril e maio, e as fases estaduais que serão realizadas no período de junho e julho. Durante o evento de hoje foi divulgado, também, detalhes do site referentes à conferência nacional, onde foi destacado a disponibilidade de um manual-orientador que proporciona aos organizadores das etapas preparatórias detalhes para a realização dos seus eventos.

Para o coordenador estadual, delegado Jefferson Pires de Alvarenga, a vídeo-conferência é uma oportunidade para que os gestores e sociedade civil possam tirar dúvidas e dar sugestões com relação às etapas que antecedem a conferência nacional. “Essa é a oportunidade de fortalecimento do diálogo entre a comissão organizadora do evento nacional e os representantes dos estados e municípios que estão envolvidos com as etapas preliminares”, explicou Alvarenga.

Quando questionada a importância da realização inédita de um evento nacional para discussão do tema segurança pública a presidente dos conselhos de segurança do estado de Sergipe, Maria Edvan, declarou que as discussões representam um momento histórico. “Avaliamos como extremamente positiva a iniciativa do Governo Federal que, junto com os municípios e estados, estão se esforçando para a abertura de um diálogo que pela primeira vez será aberto para a sociedade civil que juntos elaborarão políticas democráticas de segurança pública”, avaliou.

Já o major da Polícia Militar de Sergipe, Paulo César Paiva, destacou que essa é a oportunidade para que todos os segmentos da sociedade brasileira opinem e dêem sua contribuição para a elaboração de novas políticas de segurança pública. “As conferências representam a oportunidade para que todos os segmentos que trabalham direto ou indiretamente com o tema possam dar suas contribuições para a construção de um novo modelo de segurança pública”.

Conferência Nacional

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública acontecerá no período de 27 a 30 de agosto deste ano em Brasília e visa construir com novas políticas de segurança pública com o intuito de fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Durante as discussões importantes decisões serão tomadas, de forma compartilhada, entre a sociedade civil, poder público e trabalhadores da área.
Antes do evento nacional acontecerão etapas estaduais, municipais eletivas e preparatórias, conferências livres, conferência virtual, e seminários temáticos, além de ações que possibilitam qualquer cidadão ou cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.