Escolas já podem se inscrever para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Mais de 200 escolas de todo o estado de Sergipe já estão pré-inscritas no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. De acordo com o coordenador estadual do prêmio, Jorge Costa Cruz Júnior, a equipe responsável já está viajando para fazer a divulgação nas escolas e realizar as oficinas de orientação para o preenchimento dos instrumentais de autoavaliação. Além disso, será feito também o registro das evidências dos projetos.
Todas as escolas que tiverem mais de 100 alunos podem se inscrever no prêmio. As unidades de ensino interessadas têm até o final de fevereiro para realizar a inscrição no Centro de Qualificação Profissional (CQP), localizado no Colégio Brasília, em Aracaju. As escolas devem participar com projetos pedagógicos que visem à melhoria da qualidade do ensino e de indicadores como a redução da repetência, redução da evasão escolar e o aumento da participação da comunidade no âmbito escolar.
Premiações
Na etapa estadual, serão premiadas as três primeiras escolas classificadas, sendo que a primeira classificada participará da etapa nacional. Os diretores e professores participantes dos projetos da 2ª e 3ª escolas classificadas na etapa estadual recebem como prêmio uma viagem de intercâmbio dentro do Brasil. Já a diretora da escola classificada em 1º lugar participa de um intercâmbio nos Estados Unidos.
No ano passado, o estado de Sergipe teve a honra de ter uma de suas instituições de ensino entre os vencedores do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, com o Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento. Localizada no Bairro Sagrada Família, onde a comunidade tem baixa escolaridade e pouca infra-estrutura, a escola foi reconhecida por seus projetos educacionais de ensino-aprendizagem e por ser um ponto de mediação entre a comunidade local e a sociedade.
Prêmio Gestão Escolar
Com o objetivo de estimular a melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar foi criado em 1998 em uma ação conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Roberto Marinho (FRM) e Secretarias Estaduais de Educação. O prêmio também foi implementado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, pela Unicef, pelas Organizações Não-Governamentais Compromisso de Todos Pela Educação e Movimento Brasil Competitivo, bem como as empresas do Grupo Gerdau e Petrobras.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]