Hemose capacita profissionais do Centro Hospitalar para Pacientes com Dengue
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) promove neste sábado, 7, a partir das 8h, uma capacitação sobre procedimentos hemoterápicos e a Resolução RDC-153, que determina o regulamento técnico para esses procedimentos. O treinamento, destinado a biomédicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atende a uma solicitação do Centro Hospitalar para Pacientes com Dengue, montado no prédio da Maternidade Hildete Falcão Batista.
A capacitação, que será realizada no auditório do hemocentro (Av. Tancredo Neves, s/n, bairro Capucho), legitima a competência do Hemose para a realização de treinamentos específicos nas áreas de hemoterapia e hematologia. “A cada encontro buscamos ampliar o conhecimento na área e nos integrar a outras unidades de saúde para qualificar os serviços e alcançar a excelência no atendimento prestado ao usuário do SUS”, disse a coordenadora de cursos e treinamentos do Hemose, Acácia do Amor Cardoso.
O treinamento para os profissionais do Centro Hospitalar para Pacientes com Dengue será executado em dois módulos. Um deles inclui as aulas teóricas, que envolvem palestras e discussões ao longo do dia. Na oportunidade, será abordada a questão do ciclo do sangue, ou seja, os participantes irão discutir desde a fase de coleta do material até chegar ao beneficiário final que é o receptor. O outro módulo corresponde à parte prática da capacitação, na qual os biomédicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem terão acesso às dependências do Hemose.
De acordo com Acácia Cardoso, a idéia é capacitar esses profissionais para que eles exerçam as atividades relacionadas ao ato transfusional, fornecendo conhecimento teórico necessário, experiência prática e familiarização com os diferentes produtos hemoterápicos para o tratamento da dengue. “Além disso, vamos mostrar os sistemas que podem ser implantados nos serviços hospitalares, visando evitar riscos aos receptores de sangue; e apresentar o programa de hemovigilância, para que os funcionários possam identificar um incidente e saber como proceder”.
O curso será ministrado pela enfermeira Acácia Brandão, gerente da Hemorrede, coordenada pelo Hemose. O setor é formado pelas agências transfusionais do Estado e conta com várias unidades descentralizadas, garantindo sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior de Sergipe.