[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A criação do Parque Estadual das Dunas está perto de se tornar realidade. Na manhã desta quinta-feira, 5, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), foi realizada uma reunião técnica para discutir o projeto estratégico do Governo do Estado para o Parque, que fica situado entre os municípios de Pirambu e Santo Amaro das Brotas.

No encontro, que contou com a participação de diversos gestores do Governo, foram debatidas algumas questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, turismo e à infra-estrutura da área a ser preservada.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macedo, o próximo passo a ser dado é a preparação do decreto para que o Governo possa autorizar a criação do Parque.

Para Márcio Macedo, por estar localizado ao longo da faixa litorânea e próximo à região metropolitana de Aracaju, o aqüífero a ser preservado se constitui em um manancial estratégico para o desenvolvimento de Sergipe, já que possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

O Parque
 
A área destinada ao Parque Estadual das Dunas abrange 5,7 km de extensão, em território de planície costeira, nos municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas. Ela é composta por restingas, manguezais e lagoas e abriga espécies da fauna e flora típicas desses ambientes.

Com a criação do Parque serão preservados ecossistemas naturais de importância ecológica e beleza cênica, especialmente os diversos tipos de restinga e parte do aqüífero Marituba, manancial formado por águas subterrâneas de boa qualidade com uma reserva que poderá produzir até 300 mil litros por hora.

Presentes

Participaram da discussão para Criação do Parque das Dunas, os secretários de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, do Turismo, João Augusto Gama, de Infra-Estrutura, Valmor Barbosa, do secretário adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Alcelmo Oliveira, do presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Meio Ambiente, Valdineide Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.