[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) divulgou nesta quinta-feira, 22, a concorrência do concurso da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para provimento de vagas das Fundações Estatais de Saúde. As vagas de procurador e de psicólogo foram as mais concorridas. As provas acontecem no dia 1º de março, e os locais e horários de provas serão divulgados nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro.

O concurso abriu 2.978 vagas em três fundações do Estado: a Fundação Hospitalar de Saúde (2.761 vagas); Fundação Parreiras Horta (114 vagas) e a Fundação Estadual de Saúde (103 vagas). As inscrições abertas em outubro do ano passado se encerraram no dia 10 de dezembro. Um total de 32.370 pessoas confirmou a inscrição.

Para o secretário de administração, Jorge Alberto, o número elevado de inscritos demonstra a credibilidade das pessoas nos processos seletivos realizados pelo atual governo. “A administração está dando seqüência ao compromisso de contratar preferencialmente por concurso, realizando concursos e nomeando os aprovados. Isso gera confiança no sergipano”, afirma o secretário. Somente no ano passado, foram nomeados 3.005 servidores que já estão trabalhando na administração direta e indireta e este ano, mais 57 ingressaram no serviço público.

Concorrência

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) foi a que registrou o maior número de inscritos (28.053). Apesar de registrar uma média de concorrência de 10,16 candidatos/vaga, menor foi a que apresentou as maiores concorrências. Além de procurador, que teve quatro 931 candidatos disputando quatro vagas o que gerou uma concorrência de 232,75, o cargo de psicólogo foi o que registrou a segunda maior concorrência com 560 pessoas inscritas na disputa por uma das cinco vagas ofertadas. Já entre as vagas de nível médio, a de técnico em enfermagem do trabalho, foi a que reuniu o maior número de inscritos, com 47 candidatos disputando uma só vaga.

Já a Fundação Parreiras Horta, que registrou 2.973 inscrições, teve uma concorrência média superior a da FHS de 26,08. O cargo mais concorrido foi o de procurador, assim como na FHS (157/1) e na Fundação Estadual de Saúde (150/1).  Já de nível médio, o mais concorrido foi o de assistente de enfermagem II que registrou uma concorrência de 34,21 por vaga.

Finalmente, na Fundação Estadual de Saúde, se inscreveram 103 pessoas o que gerou uma concorrência média de 13,05%. Procurador e psicólogo, seguindo a tendência das outras duas fundações, foram as vagas mais procuradas de nível superior. Já entre aquelas de nível médio, a de técnico em segurança de trabalho foi a que mais registrou a maior concorrência com 26 candidatos por uma vaga.

Impacto

Esses novos trabalhadores, cuja contratação será sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), irão não apenas substituir aqueles que hoje atuam na rede estadual de Saúde através de contratos temporários, como ampliar o quadro de pessoal destinado ao atendimento das demandas nessa área em seus diferentes níveis de complexidade. “A proporção desse concurso, isto é, a quantidade de oportunidades de emprego ofertada, reflete o quanto a Saúde pública de Sergipe passou por um abandono sistemático ao longo dos últimos anos”, salienta o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.

Segundo ele, há unidades hospitalares no interior que nunca tiveram um quadro de pessoal definitivo. “É o caso, por exemplo, dos hospitais de Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Tobias Barreto”, citou. Para Rogério, o que está sendo feito na atual gestão para colocar a rede estadual em pleno funcionamento com profissionais admitidos pela via democrática e justa do concurso público, já poderia ter sido providenciado em anos anteriores, mas tamanho o descaso com a assistência à população, principalmente a que reside no interior, o déficit de mão-de-obra qualificada e fixa foi se acumulando.

Competência legal

A Secretaria de Estado da Administração é o órgão que tem a competência legal de realizar todos os concursos no âmbito do Estado, conforme a lei 5.380/2004. Para o concurso das fundações, a Sead contratou, via processo licitatório, o Centro de Seleção e Promoção de Eventos e Concursos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), que ficou responsável pela elaboração e execução das provas. O edital e informações adicionais do concurso estão no site do Cespe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.