Governo reunirá gestores municipais para falar sobre dengue
Empenhada em evitar uma possível epidemia de dengue no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai reunir nesta quinta-feira, 15, secretários municipais de Saúde e coordenadores de Vigilância Epidemiológica das 75 cidades sergipanas para discutir com eles a atual situação de cada localidade. O encontro, que contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, será realizado a partir das 8h30, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
“Vamos fazer um balanço da situação da dengue em 2008 e apresentar nosso plano de contingência aos novos secretários e coordenadores de Vigilância Epidemiológica. Também reforçaremos o compromisso daqueles que já estavam na administração municipal, pois, como já foi amplamente divulgado, devemos ter a participação de todos”, disse Rogério Carvalho, referindo-se aos governos federal, estadual e municipais, e principalmente à população, que deve estar atenta e empenhada na tarefa de combater os criadouros do mosquito transmissor.
Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, lembra que o Governo do Estado já realizou várias ações para evitar uma nova epidemia. “As ações vêm sendo executadas desde o início do segundo semestre do ano passado e estão reunidas num grande plano de contingência que vai da prevenção à assistência médica”, informou a coordenadora, acrescentando que o plano denominado ‘Sergipe contra a dengue’ foi oficialmente lançado em novembro do ano passado.
Estratégias
O plano trabalha sob três eixos: mobilização e comunicação; controle do vetor e assistência ao paciente. O primeiro eixo espera contar com a participação de um importante aliado na guerra contra a dengue: a população. Para informar a sociedade acerca dos cuidados que devem ser tomados, estão sendo encaminhadas às residências de cada cidadão cartilhas educativas. A veiculação de campanhas no rádio e na TV também integra as ações.
No que se refere ao controle do vetor, embora seja uma atribuição dos municípios, a tarefa conta com o envolvimento direto da Secretaria de Estado da Saúde, que contratou 600 agentes de endemias para atuar nos 75 municípios sergipanos e adquiriu mais 15 carros fumacê para auxiliar no combate ao mosquito em sua fase adulta, somando-se aos dez veículos já existentes.
Paralelo às medidas preventivas, o Governo de Sergipe também se preparou para atender os casos e manter sob controle o fluxo de pacientes numa eventual epidemia de dengue em 2009. Médicos e enfermeiros do PSF do interior e da capital, bem como os profissionais dos hospitais regionais, públicos e privados de Aracaju, participaram, no início de dezembro, da capacitação sobre atendimento aos casos suspeitos e confirmados nas redes de Atenção Básica e Hospitalar.
Já no prédio da Maternidade Hildete Falcão Baptista, foi instalado o Centro Hospitalar para Pacientes com Dengue, que possui 100 leitos disponíveis e capacidade para atender 300 pessoas por dia. A unidade, em funcionamento desde 23 de dezembro, vem dando suporte ao HUSE de modo a não sobrecarregá-lo no período que compreende o ciclo epidemiológico da doença.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]