[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) abriram nesta quarta-feira, 6, um encontro para discutir a integração e relacionamento em equipe entre todos os servidores e os 116 novos funcionários contratados  temporariamente. A abertura do evento foi conduzida pelo presidente das unidades, Roberto Gurgel, que falou sobre a importância do crescimento do órgão, da necessidade cada vez maior de integração e deu as boas-vindas aos novos colaboradores.

"Precisamos colocar em prática o que nós temos de melhor para oferecer à sociedade sergipana. Pretendemos ampliar as ações do Hemose e Lacen, o que deve ocorrer em breve, já que estamos passando por um processo de mudança em que deixaremos de fazer parte de uma autarquia para migrarmos para o sistema de Fundações Estatais. Com esse novo modelo gerencial e administrativo, a tendência é evoluirmos muito mais", afirmou Gurgel.

Os trabalhadores participaram de uma técnica de dinâmica das cores, coordenada pela gestora administrativa do Hemose, Sandra Scarlati, e assistiram à exibição do filme ‘A guerra do Arco-íris’, que fala da integração interpessoal através das cores. De acordo com ela, a proposta do treinamento é criar laços efetivos entre os colaboradores recém chegados e a equipe do hemocentro para dinamizar as ações desenvolvidas no dia-a-dia.

Em seguida, o médico José Sérvulo Nunes, diretor técnico do Lacen, palestrou sobre a importância do Laboratório Central para o bom andamento da saúde pública do Estado. O diretor explicou que os exames confirmatórios para diagnósticos clínicos dos doadores de sangue do Hemose são analisados pela equipe técnica do Lacen, falou dos critérios exigidos para o funcionamento de um laboratório público, listou as atribuições da unidade e informou sobre a implantação de mais um laboratório de Biologia Molecular, que deve iniciar seus trabalhos ainda esse mês.

A gerente de Atividades Médicas do Hemose, Mariamália Andrade, descreveu o funcionamento do hemocentro e as normas de hemoterapia, e a última palestra ficou por conta da biomédica Sara Granjeiro, que destacou o controle de qualidade dos resíduos sólidos e falou sobre biossegurança em unidades hospitalares. À tarde, todos os palestrantes farão uma nova rodada de explicações para os trabalhadores dos turnos da tarde e noite.
 
Qualificação

De 12 a 22 de agosto, das 18h às 22 horas, todos os profissionais do Hemose vão participar de um treinamento no auditório do Hemose, dentro do Projeto de Educação Continuada integrado com a gerência de Recursos Humanos. Eles serão qualificados por áreas especificas e orientados pelos chefes dos setores para aperfeiçoar a execução de suas tarefas.

Durante os 10 dias serão discutidos diversos temas como critérios para seleção de doadores, atualização do sistema Hemovida, ética profissional, limpeza e higienização, registros de enfermagem, captação e coleta, triagem clínica, módulo de transfusão e síndrome de Gaucher, dentre outros assuntos relacionados ao hemocentro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.