Coordenadores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ se reúnem com técnicos do Instituto Ayrton Senna
Os coordenadores regionais e municipais dos Programas de Correção de Fluxo ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ começaram a discutir nesta terça-feira, 5, com técnicos da Agência de Consultoria Inclusão, que atua em conjunto com o Instituto Ayrton Senna (IAS), as estratégias que garantam 100% de alfabetização e aceleração do aprendizado dos alunos das redes estadual e municipal de ensino neste ano letivo.
O ‘1º Encontro Estadual de Coordenadores Municipais e Estaduais’ dos dois programas acontece até o fim da tarde desta quarta-feira, 6, no Hotel Parque das Águas, e reúne 41 coordenadores municipais e 10 regionais. A organização da reunião é da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
Os dois programas atendem alunos com distorção idade/série da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Só neste ano, estão sendo acelerados os estudos de cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino.
"Para este momento preparamos uma agenda de trabalho que deverá contribuir para que cada um dos coordenadores possa fazer uma análise sobre o percurso de 2007 e discutir o que será colocado em prática em 2008", disse a representante do IAS para Sergipe, Nelma Lopes.
A coordenadora estadual dos programas, professora Adélia Cruz, informou que, por orientação da SEED e do próprio Instituto Ayrton Senna, os técnicos da coordenação estadual vêm trabalhando para divulgar os benefícios dos programas e atrair novos parceiros. "Os coordenadores regionais e municipais e os supervisores também já conhecem a importância do que se pretende alcançar e nos auxiliam nessa mobilização", reforçou Adélia.
"Cada vez que nos encontramos, buscamos o fortalecimento dessas ações, de forma a conseguir bons resultados e, consequentemente, mostrar que existem meios para superar esses problemas", completou a coordenadora, ao informar que além dos assuntos referentes à escrita e a leitura, os técnicos discutem durante o evento problemas como abandono e evasão.
Participação
Maria de Lourdes Mangieri é coordenadora municipal das 23 turmas do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ de São Cristóvão, na Grande Aracaju. Para ela, o encontro proporciona a discussão dos problemas enfrentados e cada região e a sua possível solução. "Temos alunos que abandonaram as salas em 2007. Hoje recebi uma orientação e junto à equipe local vamos buscar por esses alunos, visitar suas residências, saber o que aconteceu", disse a professora.
A coordenadora da Região Sul do Estado para os Programas de Correção de Fluxo, Elizabete dos Santos, é responsável por 40 turmas distribuídas entre as escolas da rede municipal de quatro municípios parceiros, além de algumas outras ligadas às escolas da rede estadual. Ela é uma das defensoras da aplicação dos programas como forma de corrigir os problemas de distorção. "Esse programa é imprescindível, mas acredito que ainda temos problemas com os resultados porque falta um maior envolvimento de personagens importantes para a sua execução e seu sucesso", disse a professora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Coordenadores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ se reúnem com técnicos do Instituto Ayrton Senna – Foto: Juarez Silveira/SEED